16ª edição do Cine Sesi Cultural leva cinema ao interior paraibano

publicado: 17/03/2017 00h05, última modificação: 17/03/2017 10h40
Cine Sesi  (2).jpg

O projeto do Sesi garante, de forma gratuita e de qualidade, o contato da população com a sétima arte - Foto: Divulgação

tags: cine sesi cultural , paraíba , cinema , festival de cinema

Lucas Silva - Especial para A União

“Por meio do cinema, conseguimos levar de forma ampla o sentimento, a educação e a cultura para as pessoas. Aproximando, assim, todos os povos para a arte que confraterniza”, afirmou orgulhoso o diretor regional do Sesi, Francisco Buega Gadelha, sobre a importância da execução de mais uma edição do “Cine Sesi Cultural”, hoje. Estando em sua 16ª edição, o projeto já é responsável por alcançar mais de 5 milhões de pessoas em todo o Brasil, e nessa temporada sua estreia começa pelo interior do Estado nas cidade de Aroeiras e Natuba. As exibições têm início às 18h30, e incluem dois curtas-metragens e um longa na programação. A entrada para os interessados em desfrutar da Sétima Arte é gratuita. Até 30 de julho, 40 cidades paraibanas vão estar sendo percorridas, dentro da programação do evento.

Fortemente ligada ao desafio da inclusão cultural, a proposta do projeto é levar cinema a céu aberto para localidades que já não têm mais sala de exibição ou que nunca tiveram. Outro aspecto relevante é a realização de oficinas de animação para os jovens das cidades interioranas. O resultado pode ser visto na grande tela nos dias de exibição do projeto, uma superprodução do Sesi Paraíba.

“É um trabalho pela democratização do acesso à cultura da sétima arte com inclusão, respeito à inteligência do espectador e a ocupação de patrimônios históricos e naturais”, reforçou a curadora, Lina Rosa.

Um outro foco importante da iniciativa é a educação. A curadora explica que o intercâmbio entre as escolas e o cinema também é estimulado a partir do convite de transformar a ida ao cinema em aula de campo, para ser trabalhada em sala de modo multidisciplinar. Isso acontece através de um manual pedagógico sugerido pelo projeto, focado em um dos longas exibidos.

O Cine Sesi Cultural se destaca também pelo cuidado com a acessibilidade. A comunidade de pessoas com deficiência auditiva será contemplada pelas legendas que constarão nos longas-metragens; enquanto voluntários para fazer audiodescrição também estarão disponíveis para pessoas com deficiência visual que forem ao cinema. O acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade foi pensado de modo a facilitar a locomoção.

Exibição dos filmes

Como consequência do sucesso do projeto, o evento inicia-se com a exibição do curta-metragem realizado na ‘oficina de animação’ do projeto “O Sumiço do Bode Rey”. Logo em seguida, a atividade cinematográfica prossegue sua programação com a produção intitulada “Sophia”. Sendo uma produção realizada em 2013, o curta é do diretor e roteirista paraibano Kennel Rogis. Em um breve resumo, o filme busca entender melhor o universo de Sophia e Joana, mãe dedicada que passa por belíssimas experiências sensoriais.

Por fim, a noite é encerrada pelo longa-metragem “O Menino no Espelho”. O filme é baseado no livro homônimo de Fernando Sabino. A direção é de Guilherme Fiúza Zenha, autor do livro Meu Nome Não é Johnny. O protagonista é interpretado por Lino Facioli.

A história começa com Fernando, de 10 anos, que está cansado de fazer as tarefas chatas da vida. Seu sonho era ter clone, para que ele pudesse aproveitar o lado bom da vida, enquanto seu sósia cuidasse das tarefas. Um dia, é exatamente isto que acontece, quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida. O elenco ainda conta com Giovanna Rispoli, Mateus Solano, Regiane Alves, Ricardo Blat, Gisele Fróes, Laura Neiva, Murilo Quirino, Ravi Hood, Murilo Quirino e Ravi Hood.

Tudo isso sendo projetado em uma tela de cinco metros de altura por doze de largura, com som e imagem em alta definição, no mesmo nível das melhores salas de exibição do País. A ocupação do espaço público através da arte é valorizada na escolha das pracinhas e ruas da paisagem de memória dos municípios.