Notícias

ADZ Abrados Zoio apresenta show em homenagem a Zé Ramalho

publicado: 19/07/2017 00h05, última modificação: 19/07/2017 08h15
banda.jpg

Nesta homenagem especial que faz ao paraibano Zé Ramalho, a banda conta com Beto Preah, Pedro Medeiros, Ìtalo Arthur e Yuri Carvalho - Foto: Divulgação

tags: abrados zoio , zé ramalho , show , homenagem , joão pessoa


Guilherme Cabral

Cerca de 25 músicas - que incluem canções autorais e, também, interpretadas pelo artista - integram o repertório do show intitulado ADZé - ADZ Homenageia Zé Ramalho, que a banda paraibana ADZ Abrados Zoio realiza nesta quarta (19), a partir das 22h, na Cervejaria Devassa, localizada na cidade de João Pessoa. Trata-se de mais um tributo, iniciado no último mês de abril, que o grupo presta ao cantor e compositor natural da cidade de Brejo do Cruz, encravada no Sertão do Estado, e cuja série se estenderá até 2018. O valor do couvert artístico é R$ 15. “A apresentação desta noite é um desdobramento das outras, mas com um diferencial: em vez do estilo pocket, mais intimista, das anteriores, vamos mostrar, agora, uma versão mais elétrica e pulsante, para dar a impressão do ritmo chamado galope, bem presente na obra de Zé Ramalho”, antecipou para o jornal A União o vocalista Yuri Carvalho.

Dentro do repertório do show, Yuri Carvalho disse que constarão alguns medleys, também denominado de pot-pourri. Nesse sentido, o vocalista fez questão de destacar o que mescla duas canções: “Lagarto ao sol” (Cátia de França) e “Vila do Sossego” (Zé Ramalho). “Cátia de França nos considera bisneto musical e acho isso legal”, comentou ele, que pretende estender o tributo ao cantor e compositor paraibano - que costuma chamar de “neto de Avôhai”, numa clara alusão à música homônima, lançada pelo artista em 1978 - até abril de 2018, no intuito de completar um ano de homenagens. O cantor ainda disse, por exemplo, que o público também ouvirá duas músicas de outro paraibano, o Rei do Ritmo Jackson do Pandeiro, uma das quais é “Canto da Ema”.

“O objetivo da ADZ Abrados Zoio, com essa sequência de shows, é homenagear os 40 anos de carreira musical que Zé Ramalho está completando em 2017. Mas também é pelo fato da obra de Zé Ramalho ter influência direta no nosso trabalho, por ser um dos músicos mais inspiradores da banda. A similaridade sonora de Zé é bastante pertinente ao nosso trabalho. E é, também, uma forma de agradecê-lo pela grandiosidade e sua genialidade na sua forma de compor, sendo um artista reconhecido no Brasil e internacionalmente, além de prestar-lhe homenagem ainda em vida, já que isso só costuma ocorrer, no Brasil, depois que o artista morre”, afirmou Yuri Carvalho, o vocalista da banda, que vai se apresentar com Beto Preah (bateria), Pedro Medeiros (guitarra) e Ítalo Arthur (contrabaixo).

No primeiro show da série, que ocorreu em 7 de abril, na Budega Arte e Café, na cidade de João Pessoa, a banda ADZ Abrados Zoio apresentou ao público performance intimista. Na ocasião, três músicos no palco, tocando violão, baixo acústico e ukulele (guitarra havaiana), além do vocal, interpretaram, por exemplo, grandes sucessos de Zé Ramalho, a exemplo de “Avôhai”, “Entre a serpente e a estrela” e “Vila do Sossego”.

“O show ADZé foi pensado e está sendo feito com muito carinho e zelo por nós e pela produção. Figurino, escolha do repertório, tudo tem sido produzido com muito amor e compromisso”, garantiu Yuri Carvalho. Ele antecipou que a banda se apresentará no Festival de Inverno da cidade de Cuité, neste próximo mês de agosto, e, até o final do ano, já vem sendo contatada para realizar shows em duas cidades paraibanas, Campina Grande e Itabaiana, além de Natal (RN) e Recife (PE).