Notícias

Banda Macumbia lança primeiro episódio da websérie "É Gréa"

publicado: 25/04/2017 00h05, última modificação: 25/04/2017 08h33
Banda Macumbia

A banda paraibana conquistou o público com ritmos latinos, músicas dançantes e alegria no palco - Foto: Divulgação

tags: banda macumbia , websérie , lançamento , é gréa


Guilherme Cabral

O lançamento do primeiro episódio - do total de quatro, cada qual com duração de aproximadamente cinco minutos - da websérie intitulada É Gréa, da banda paraibana de música latina Macumbia e criada pela Pangeia Filmes, acontece a partir desta terça, nas redes sociais. A produção contém registros de apresentações, ensaios, gravações e cenas do dia a dia dos seus integrantes, que poderão ser assistidos no canal do próprio grupo disponível no endereço youtube.com/BandaMacumbia1 e, também, no facebook.com/bandamacumbia/.

A websérie foi criada pela Pangeia Filmes com o objetivo de apoiar e promover a cena musical da cidade de João Pessoa, por meio de produções audiovisuais que evitem o lugar comum, ou seja: o de se limitar a apenas mostrar performances de shows e entrevistas concedidas de maneira formal, partindo para uma proposta de acompanhar e documentar - do jeito mais fiel e espontâneo - a realidade do grupo.

“Nós já conhecíamos, há algum tempo, os integrantes da Macumbia e queríamos divulgar o trabalho da banda, pois sabemos do seu potencial. Sugerimos o projeto da produção dos episódios e eles gostaram muito da ideia. Creio que é o primeiro grupo musical de João Pessoa que passa a ter uma websérie, a qual, agora, vai servir para divulgar o trabalho da banda em todo o mundo. E, no processo de criação, conseguimos ir bem na alma do grupo, pois as cenas mostram a diversão e a irreverência dos seus integrantes, daí a expressão “gréa”, que usaram no título”, disse para o jornal A União um dos sócios - o outro é Fábio Queiroz - da produtora de cunho independente Pangéia Filmes, Raniere Monteiro.

Cada episódio da Macumbia - que, a propósito, vem trabalhando na gravação do seu novo disco, intitulado Tropicaos, cuja previsão de lançamento é para ainda no decorrer deste ano de 2017 - será lançado quinzenalmente. No primeiro, que abre a websérie a partir desta terça, os integrantes do grupo são apresentados ao público de forma irreverente e aproveitam para explicar o significado da expressão “gréa”, que utilizam no próprio título do trabalho. Os membros da banda já anteciparam que o segundo episódio será acompanhado, também, do lançamento do inédito single do grupo, denominado ‘Rua das Parêa’, que fará parte do novo disco da banda.

Raniere Monteiro antecipou que a ideia é dar continuidade ao projeto da websérie com a Macumbia, pois se planeja a produção da segunda temporada, cujo lançamento ainda está sem data prevista. “A banda se apresentou em São Paulo nos primeiros meses deste ano e trouxeram imagens e material de bastidores, que poderão vir a ser utilizados”, disse ele.

Por acreditar na união dos povos do continente sul-americano, a Macumbia mescla ritm os caribenhos, latinos e brasileiros. E, para reforçar essa espécie de identidade sonora, trabalha o material com uma nova abordagem. A banda possui, em seu currículo, participações em importantes festivais independentes e governamentais, eventos nos quais teve a oportunidade de dividir o palco com grandes nomes da música nacional, sempre surpreendendo - e agitando - o público com sua irreverência peculiar, aliada a letras que narram, de maneira bem humorada, situações de quem vive à margem na sociedade latina, cantadas em português e em espanhol.

A banda Macumbia - que realizou, recentemente, a segunda turnê pelo Sudeste do país, passando pelo Sesc Belenzinho, localizado em São Paulo e considerado um dos principais palcos da música brasileira - é formada por Rafael Faria (voz e contrabaixo), Thales Pessoa e Bruno Braz, ambos com voz e guitarra, além de Francisco Vasconcelos (bateria), Priscilla Fernandes (percussão), Rodrigo Marques (saxofone) e David Kane (trompete). O último disco do grupo, cujo título é Carne Latina, já registra mais de 170 mil visualizações no Youtube.