CG sedia lançamento da 20ª edição do projeto Palco Giratório, que leva teatro às ruas

publicado: 29/03/2017 00h05, última modificação: 29/03/2017 08h17
A Tempestade.jpg

O espetáculo intitulado "Caliban - A Tempestade", de Augusto Boal, será encenado nesta tarde, por volta das 16h, na Praça da Bandeira - Foto: Divulgação

tags: palco giratório , sesc , lançamento , campina grande , artes cênicas

Chico José

O lançamento nacional da vigésima edição do projeto Palco Giratório ocorrerá nesta quarta-feira, 29, em Campina Grande. A cidade foi escolhida para o lançamento nacional deste que é considerado como o maior projeto de circulação cênica do país. Desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o projeto está comemorando sua 20ª edição com lançamento na Paraíba.

Em 2017, o projeto Palco Giratório visitará 144 cidades em 26 estados e o Distrito Federal, com 20 companhias somando 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas teatrais, além dos intercâmbios artísticos. De acordo com a direção do Sesc, Campina Grande foi escolhida para o lançamento nacional da 20ª edição do Palco Giratório por sua forte tradição cultural.

O evento de lançamento (espetáculo de rua), intitulado “Caliban – A Tempestade, está previsto para as 16h, na Praça da Bandeira. Trata-se da releitura de um texto de Augusto Boal, a partir da adaptação da obra de Shakespeare. O espetáculo será encenado pela Tribo de Atuadores “Oi Nóis Aqui Traveiz”, do Rio Grande do Sul. Em Campina Grande, o projeto se estende até o domingo, 2 de abril.

Ás 19h30, a solenidade de lançamento do projeto será no Cine Teatro do Sesc, e reunirá autoridades, atores, diretores, curadores e funcionários do Sesc Paraíba e do Departamento Nacional do Sesc; além do público, que assistirá a apresentação do espetáculo “Ledores no Breu”, da Companhia do Tijolo, de São Paulo.

Ainda na manhã desta quarta-feira, com início previsto para as 10h,  haverá uma coletiva de imprensa, aberta com as presenças do presidente da Federação do Comércio, Sesc e Senac da Paraíba, Marconi Medeiros; da diretora regional do Sesc Paraíba, Mônica Barros; do diretor geral do Departamento Nacional do Sesc, Carlos Artexes Simões; da gerente de cultura do Departamento Nacional, Márcia Rodrigues; e dos técnicos de artes cênicas Raphael Vianna Coutinho, Vicente Carlos Pereira Júnior e Mariana Barbosa Pimentel.

Além dos espetáculos principais, a edição número 20 do Palco Giratório contará com seminários, nos quais serão discutidos aspectos relevantes das artes cênicas e políticas públicas para o teatro, entre outros temas. Também serão realizadas oficinas com o objetivo de promover e incentivar as manifestações artísticas regionais, fomentando a troca de experiências. O Sesc promove ainda o “Pensamento Giratório”, um espaço aberto ao público para reflexão e discussão sobre o trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes.