Notícias

Cia de teatro Pé de Vento traz espetáculo e workshops gratuitos à Paraíba

publicado: 24/05/2016 00h05, última modificação: 24/05/2016 05h38
clown.jpg

A comunidade terá a oportunidade de vivência com os palhaços da companhia - Foto: Divulgação

tags: Pé de Vento , teatro


Lucas Silva Especial para A União

Realizando temporada na Paraíba de amanhã até o dia 29 deste mês, a Cia de teatro Pé de Vento circula nas cidades de Alagoa Grande e Guarabira com o espetáculo “De Malas Prontas”. Além disso, a Cia traz consigo workshops para grupos de teatro e palhaços interessados na arte das risadas, com o diretor Pepe Nuñez. Os interessados em participar da atividade devem ficar atentos às datas e seguir o seguinte passo a passo. Para a cidade de alagoas, as inscrições devem ser realizadas até o dia 23 pelo telefone (83) 3273-2006 ou pelo e-mail eudesvidal2013@gmail.com. Já a cidade de Guarabira tem inscrições até o dia 25 pelo telefone (83) 98836-1544 ou pelo e-mail reporterjp@hotmail.com. As inscrições são gratuitas.

Com a oficina de Clown/Palhaço, os participantes terão a oportunidade de se permitir libertar-se, ou seja, ser o que verdadeiramente se é, e de fazer os outros se espelharem e rir de si mesmos na confiança de estar rindo do Palhaço. 

“Isso requer uma grande coragem. É um exercício de generosidade e risco, às vezes difícil, penoso e doloroso, mas sempre libertador, pois, se provocar o riso é à base da profissão, ativar o pensamento é a ambição e o fim”, disse o produtor Diocélio Barbosa.

Em especial no workshop, o arte-educador Pepe Nuñez estará proposto a iniciar uma árdua e longa tarefa. “Longa porque só com muito tempo de “profissão” e prática é que se consegue alcançar um bom resultado. Árdua porque além de muita disciplina, se precisa de muita coragem para dar o mergulho necessário nas próprias contradições e “zonas errôneas” que habitam nossa personalidade”, explicou o produtor Diocélio Barbosa.

O espetáculo é realizado e desenvolvido por Pepe Nuñez, espanhol que iniciou a carreira em 1985. Reconhecido internacionalmente, passou a pesquisar a linguagem “clown”, passando pela Argentina, Estados Unidos, Inglaterra, Brasil e Canadá.

Logo após, deu início a formação da Cia Pé de Vento Teatro, que na verdade é Teatro sediada em Florianópolis/SC. Além disso, a Cia atua com um repertório de espetáculos, projetos e intervenções teatrais no território nacional e internacional por meio de Mostras, Festivais e Temporadas Teatrais.

Desde sua fundação, em 1999, mantém uma linguagem própria na montagem de seus espetáculos embasada na pesquisa do trabalho do ator, do universo circense e da comicidade, além do permanente intercâmbio com Cias de relevante experiência no país e exterior.

Realizam o Festival Internacional de Palhaços, além de mais de 150 apresentações ao ano, fruto da qualidade de seus trabalhos em países como: Espanha, Áustria, México, E.U.A, Argentina, Portugal, e em todo território brasileiro.

Quem assiste os espetáculos produzidos pela Cia, percebe que todo trabalho desenvolvido é uma proposta que prevê recuperar na figura do palhaço a sua vertente mais ousada, crítica, ácida e provocadora. Assumindo dessa forma o compromisso de transcender o mero papel de provocador de risadas e entretenimento, para ir fundo no papel de observador crítico da realidade.

Para isto, os integrantes do grupo teatral desenvolveram uma linguagem universal que prescinde quase totalmente da palavra e busca atingir o Imaginário Coletivo através de situações, intenções e gestos tirados do cotidiano do dia a dia e da realidade contemporânea em que vivemos.