Notícias

Edição especial do Música do Mundo apresenta Lui Coimbra

publicado: 27/09/2017 00h05, última modificação: 28/09/2017 12h01
Pág 12A - lui coimbra - Foto Graziella Widdman5.jpg

O multi-instrumentista carioca Lui Coimbra passeia por poemas de Mario Quintana e composições de Capiba - Foto: Divulgação/Graziella Widdman

tags: lui coimbra , funesc


O cantor, compositor e multi-instrumentista Lui Coimbra é atração da edição especial do Música do Mundo, no dia 5 de outubro, a partir das 21h, no Teatro Santa Roza, no Centro de João Pessoa. O projeto é uma realização da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). 

Lui Coimbra traz a João Pessoa o show da turnê ‘Ouro e Sol’ (resultado de seu primeiro disco solo). No palco, estará acompanhado de Tony Lucchesi (piano), Pedro Aune (baixo) e Bruno Tessele (percussão). 

Conjugando a erudição do violoncelo, instrumento que o consagrou, ao canto da sonoridade de um país de matizes diversos, Lui faz cuidadoso garimpo num cadinho de baticuns, canções, cirandas e poemas e coloca na mesma roda Capiba e Quintana. 

O músico integrou banda na gravação do DVD Líricas, de Zeca Baleiro (que participa do CD Ouro e Sol, na faixa-título, que é versão de canção de Sting). No momento, Lui grava seu segundo disco, o ‘Tá caindo flor’, a ser lançado ainda este ano. 

Passando a tradição pelo seu filtro urbano Lui abre o show com “Astrologia”, poema do gaúcho Mario Quintana, musicado por Lui e cantado à capela. Do Nordeste, o cantor passeia pela música de Capiba em “Minha Ciranda”.

Depois apresenta “Fazê o quê?”, de Pedro Luís num irresistível arranjo para a rabeca, que Lui toca na vertical como um mini-violoncelo. Como não poderia deixar de ser, apresenta a música que deu nome ao disco, “Ouro e sol”, versão de “Fields of gold” de Sting, em parceria com Zeca Baleiro.

Do repertório do novo disco estão “Escândalo da Rosa” (poema de Vinicius de Moraes musicado por Lui), “Babylon” ( Zeca Baleiro) e “Asas” (Chico Cesar) e a modinha “Amo-te Muito” de João Chaves.

O poema “A ciranda rodava o mundo” de Mário Quintana e “Seguir o Fado“ do dramaturgo português Thiago Torres da Silva, musicados por Lui, ganham tons mouriscos. Surpresa é a versão camerística do hit popular “Você não vale nada” onde a levada caboverdiana dá tons eruditos à canção.