Notícias

Exposições na Casa da Pólvora estão abertas até fevereiro

publicado: 18/01/2018 11h56, última modificação: 18/01/2018 14h44
1.jpg

Mostra ‘Invisível Equilíbrio’ reúne pinturas de Josenildo Suassuna e ‘Mulheres’ tem esculturas de J. Maciel - Foto: Divulgação

tags: casa da pólvora , centro histórico , jurandir maciel , artistas , artesanato , josenildo suassuna


Mariana Lira
Especial para A União

Os trabalhos dos artistas plásticos Josenildo Suassuna, ‘Invisível Equilíbro’, e ‘Mulheres’, do pernambucano J. Maciel, serão exibidos durante os meses de janeiro e fevereiro, no Centro Cultural Casa da Pólvora, no Centro Histórico de João Pessoa. A entrada é gratuita para o público. A exposição é mais uma ação que propõe retomar atividades culturais no Centro Histórico, conforme Marcus Alves, sociólogo e curador da exposição do Centro Cultural Casa da Pólvora. As obras expostas são de artistas renomados que enaltecem a cultura nordestina.

‘Invisível Equilíbrio’, de Josenildo Suassuna, trata-se da “mudança em técnicas e materiais que muitas vezes passam invisíveis, mas que tem uma proposta de equilibrar o antes e o futuro produzido pelo artista”, explicou o artista para o jornal A União, ao falar sobre o título da mostra. São 12 obras expostas, produzidas entre 2017 e 2018, dentre elas, uma obra inédita. “O artista deseja nos indicar alguns dos princípios das leis da própria dialética: a passagem da quantidade para a qualidade, o atrofiamento do velho e o surgimento do novo. Neste caso, a nova arte de Josenildo Suassuna é um esforço de descobrir caminhos invisíveis”, pontuou o curador Marcus Alves.

Já a mostra 'Mulheres', de J. Maciel, é composta por sete esculturas abstratas em bronze e em concreto, que fazem parte de uma série criada pelo artista pernambucano em 1996. “A obra em escultura de J. Maciel tem valor histórico e compõe uma estética integrada ao próprio monumento da Casa da Pólvora”, destaca o sociólogo Marcus Alves.

Sobre os artistas

Josenildo Suassuna é natural de Catolé do Rocha (Sertão paraibano), mudou-se para João Pessoa em 1984 e iniciou sua carreira artística no ano de 1988. O artista autodidata já expôs suas obras em Portugal, Rio de Janeiro e São Paulo, além de João Pessoa e Campina Grande. Em 2002 ganhou o prêmio Revelação na Bienal Nacional de Arte Naïf (Sesc-Piracicaba). Em 2007, foi convidado para participar da Exposição Descobrindo o Brasil Naïf – Brasília.

Jurandir de Oliveira Maciel nasceu em Recife e iniciou sua trajetória profissional na década de 1980. Em 1993 entrou para o Curso de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com um atelier e uma fundição artística em Olinda, instalou o atelier também em João Pessoa, em um casarão do Centro Histórico, onde tem uma exposição permanente dos seus trabalhos em bronze, alumínio, mármore e concreto.