Funesc leva tributo a Belchior para cidades

publicado: 30/11/2017 19h05, última modificação: 30/11/2017 19h33
1.jpg

A primeira edição do Tributo a Belchior aconteceu no dia 9 de julho deste ano, na Praça do Povo do Espaço Cultural - Foto: Thercles Silva

Guilherme Cabral

'Amar e mudar as coisas me interessa mais - Eternamente Belchior' é o título do concerto-tributo que a Fundação Espaço Cultural (Funesc), por meio do governo da Paraíba, realizará novamente, em homenagem póstuma ao saudoso cantor e compositor cearense (1946 - 2017). Desta vez, acontecerão duas edições: a primeira nesta sexta-feira (1º), a partir das 20h, na Praça da Cultura, na cidade de Esperança, quando o Quinteto Uirapuru, acompanhado por nove intérpretes convidados e mais quatro músicos de base, se apresentam dentro da programação que comemora os 92 anos de emancipação política do município, localizado na região Agreste; a outra será no sábado (2), com show iniciando às 22h, durante o 'VI Festival da Cultura Agroecológica' na cidade de Remígio.

Além do Quinteto Uirapuru, que é integrado por Rucker Bezerra, Rodrigo Eloy, Paulo França, Leo Semensatto e Hercílio Antunes, participarão do tributo em Esperança e Remígio - que acontece em parceria do governo da Paraíba com as duas respectivas prefeituras - os músicos de base Uaná Barreto, Leo Torres, Dennis Bulhões e Pedro Freire. E, ainda, os intérpretes Adeildo Vieira, Chico Limeira, Cida Alves, Milton Dornellas, Nathalia Bellar, Mira Maya, Seu Pereira, Titá Moura e Toninho Borbo.

“O mais importante é poder circular com esse tributo tão bonito e emocionante para Belchior pelos municípios”, disse para o jornal A União a presidente da Funesc, Nézia Gomes. Ela também fez questão de ressaltar essa ideia do governo do estado de prestar essa homenagem ao cantor e compositor cearense. “É um dos grandes nomes da cena da música brasileira”, disse ela, acrescentando que alguns novos intérpretes participarão dessas duas edições, a exemplo de Mira Maya, que substitui a cantora Sandra Belê, que viajou para se radicar em São Paulo, no intuito de ampliar os horizontes da sua carreira profissional.

O secretário de Estado da Cultura (Secult) da Paraíba, Lau Siqueira, também ressaltou a realização do concerto-tributo. “É importante lembrar a obra de Belchior, até porque, nos últimos anos, ele andava um pouco esquecido. Só com a morte dele se descobriu a sua importância para as novas gerações. Com certeza, a obra dele poderá ser aproveitada pelas novas gerações, porque os mais altos padrões da poesia estão na obra de Belchior”, comentou o gestor.

Cada intérprete convidado escolheu uma canção composta pelo artista cearense para apresentar no show. Adeildo Vieira, por exemplo, antecipou para A União que selecionou a música intitulada ‘Galos, noites e quintais’. E justificou: “Sempre que sou convidado para participar do tributo a Belchior prefiro escolher uma obra que o público conhece menos, mas que é extraordinária. É meio que o Lado B. Além disso, acho que essa foi a primeira música de Belchior que ouvi na vida e não a ouvi na voz de Belchior, mas na de Jair Rodrigues, que acho ser mais bonita do que na de Belchior. Tanto que pedi para o jovem e talentoso compositor e arranjador Emanuel Barros, que preparou todas as músicas que serão apresentadas, se basear na sonoridade da interpretação de Jair Rodrigues, que deu um tom mais rural, do que a de Belchior, que optou pelo rock”, confessou ele.

Na cidade de Remígio, o concerto-tributo será apresentado durante o 'VI Festival da Cultura Agroecológica', que começou nesta quinta-feira (30). Na ocasião, outra atração da noite, no evento, será a banda Haja Coração. A programação se prolongará até a segunda-feira (4) e inclui outras atividades, a exemplo de feiras, exposições, palestras e seminários.