Notícias

Governo do Estado anuncia Festival da Música da Paraíba

publicado: 13/09/2017 00h05, última modificação: 13/09/2017 09h17
festival_música_pb-foto-edson_matos (490).jpg

Lançamento do Festival da Música da Paraíba, ocorrido na manhã de ontem na Funesc, com a presença do governador Ricardo Coutinho - Foto: Edson Matos

tags: governo do estado , zabé da loca , festival de música


Leonardo Andrade

Especial para A União

Foi ao som da música popular brasileira que o Governo do Estado através da Rádio Tabajara e Funesc apresentou o ‘Festival da Música da Paraíba’, que homenageia a tocadora de pífano Zabé da Loca. As eliminatórias do evento terão início no dia 13 de janeiro na cidade de Sousa e no dia 20 do mesmo mês, é a vez de Campina Grande receber o concurso. Já a grande final será realizada em João Pessoa no dia 27 de janeiro de 2018. As inscrições estão abertas desde o dia 12 setembro e serão finalizadas em 31 de outubro de 2017.

O primeiro Festival de música do Estado vem com o intuito de reconhecer e divulgar a Cultura da música paraibana. O evento surgiu da necessidade de um projeto que descubra e estimule novos talentos e que não se restringisse a João Pessoa.

“Pretendemos ativar cada vez mais a cena cultural, é importante perceber o movimento que estamos fazendo, dentro de nossas possibilidades. O festival pretende criar uma ambiência própria para criação musical e a convergência dos que fazem arte dentro deste Estado, fico impressionado com a força da música paraibana, queremos incrementar à vida cultural a parte referente a música. Vamos extrair os melhores talentos e trazer a grande final aqui para o Espaço Cultural”. Destacou o governador Ricardo Coutinho em entrevista ao jornal A União, sobre a pretensão deste movimento.

A apresentação do Festival agregou o significativo número de participantes, com a presença marcante de alguns nomes da nossa música, a exemplo da cantora Val Donato que enfatizou sobre a carência de um edital como esse. “A gente tem um costume errado de tratar de cultura paraibana ou música regional com o que é feito em João Pessoa, isso é desestimulante para quem mora no interior, e essa proposta vem mostrar o que a Paraíba tem de melhor, do Litoral ao Sertão, então que seja o primeiro de muitos”. Nathalia Bellar, que também compareceu ao evento, acredita na divulgação de artistas que ainda não são conhecidos do grande público. “Estou muito surpresa com este festival, é isso que os artistas precisam para mostrar seus trabalhos, nós queremos divulgar nossa música, por isso este projeto é muito importante”.

Zabé da Loca

Isabel Marques da Silva, mais conhecida como Zabé da Loca será a homenageada deste grande festival. E foi com alto astral e feliz com este projeto, que a instrumentista e cantora Sandra Belê, falou sobre a homenageada. “Ela foi uma mulher que sofreu, mas que vivia sorrindo, feliz, contando piada, tirando onda da cara da gente que chagava lá inocente para falar com ela. Zabé ensinou muito e vai continuar ensinando através das coisas que ela deixou, eu sou uma visitante constante que vou até o espaço da Loca para me energizar, ela era incrível, é uma homenagem justíssima”.

O secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, também falou sobre a importância da ação cultural. “A Paraíba está vivendo atualmente um momento de grande efervescência, muitos grupos e artistas surgindo, fazendo um trabalho de grande qualidade, e a gente tem certeza que um festival como esse vem coroar esse tipo de produção, pelo simples fato de está sendo promovido por uma emissora de rádio, que já nos dá a garantia que a repercussão vai ser grande. Porque mais do que trabalhar o festival, o nosso objetivo é divulgar a repercussão dele a partir das produções que foram desenvolvidas e selecionadas”.