Notícias

Música do Mundo leva Burro Morto ao palco da Funesc

publicado: 31/03/2016 21h41, última modificação: 31/03/2016 21h41
22A - Burro Morto.jpg

O instrumentista Daniel Jesi é um dos integrantes da banda Burro Morto - Foto: Divulgação

tags: música do mundo , burro morto , funesc


Lucas Silva - Especial para A União

Natural de João Pessoa e formada por Leo Marinho, Daniel Jesi, Ruy José e Pablo Ramires, a banda Burro Morto é a atração do projeto Música do Mundo hoje na Fundação Espaço Cultural (Funesc). O show acontece na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, tem início às 21h e traz de volta ao cenário musical a banda e o seu instrumentalismo mundial contemporâneo. Os interessados podem adquirir seus ingressos na bilheteria do evento, a partir das 18h, nos valores de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

Conhecida por ter um grande destaque no cenário paraibano e em diversos outros estados do Brasil, a banda paraibana traz para suas apresentações uma mistura de ritmos que passeiam pelo afrobeat (uma combinação de música yorubá, jazz, highlife, funk e ritmos, fundido com percussão africana e estilos vocais, popularizado na África na década de 70), além do clássico rock, funk e a pscicodelia fundada na capital pessoense.

Na apresentação, o público irá notar que os instrumentos e a sua sonoridade são quase que uma segunda extensão de seus membros. Isso é tão notório que durante o show as músicas fazem uma verdadeira mescla de sons passeando entre a guitarra, o trompete, os sintetizadores, o contrabaixo, o sampler, a bateria e a percussão.

Em suas referências, é possível perceber que os músicos trazem traços de Lula Côrtes, que ficou famoso por fundir os primeiros ritmos regionais nordestinos com o rock and roll, juntamente com Zé Ramalho e outros artistas, Fela Kuti e até mesmo as bandas sessentistas de São Francisco.

Formada desde 2007, a banda tem consigo um grande arcabouço musical de autorais e contemporâneas registrados em alguns trabalhos. Dentre eles podemos destacar os Eps “Pousada bar”, “TV & vídeo”, “Varadouro” e o álbum Baptista virou Máquina.

Com a finalização do segundo Ep da banda em 2008, os rapazes do grupo tiveram grande destaque no cenário musical fora do estado e realizaram uma turnê em São Paulo, tocando em casas como CB Bar, Studio SP, Berlin e Bleeckers Street, além de terem participado do projeto “Agulha, bolachão e microfone”, no Sesc Pompéia.
Já em novembro de 2014, o Burro Morto fez o lançamento de seu mais recente single ‘Lúcifer Colômbia’, que é o primeiro vislumbre do material inédito que a banda vem modelando desde o ano anterior.

Esse single teve uma pequena tiragem em lathe cut lo-fi feita pela Vinyl-Lab e também foi selecionada para integrar a coletânea “Amplificador: A novíssima música brasileira”, que foi lançada na Europa e EUA em vinil, cd e digital pelo selo inglês Far Out Recordings.

A essência desse novo trabalho é a busca por um som mais minimalista, mais alto, moderno com uma abordagem vintage, em que predomina o equilíbrio entre elementos orgânicos e eletrônicos, mantendo a influência da música africana no horizonte. Uma novidade para os admiradores da banda é que, mais um single será liberado e quem sabe até um novo álbum.
Sobre o evento mensal – Acontecendo mensalmente na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, o projeto Música do Mundo é uma ação promovida pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Seu objetivo é fazer com que artistas e a música instrumental sejam valorizados na Paraíba.

Fundado em 2015, o atrativo do projeto, além dos shows, é o preço popular do ingresso que permite acesso ao público que gosta de música instrumental e de qualidade internacional. Com a ação, a Funesc pretende oferecer um panorama da produção instrumental mundial à população, ampliando dessa forma o acesso às mais variadas vertentes da música.