Notícias

OSPB faz concerto na abertura do Encontro de Clarinetistas

publicado: 21/09/2017 00h05, última modificação: 21/09/2017 07h19
Pàg 9 - OSPB - Foto - Thercles Silva - Funesc (1) .jpg

A Orquestra Sinfônica da Paraíba foi fundada pelo professor Afonso Pereira da Silva em 4 de novembro de 1945 - Foto: Thercles Silva

tags: orquestra sinfônica da paraíba


Guilherme C
abral 

Uma atração a mais integra a programação dessa quinta-feira (21), data da abertura do 2º Encontro Paraibano de Clarinetistas, evento promovido na cidade de João Pessoa pelo Departamento de Música (Demús) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, e que se prolongará até o próximo domingo. Trata-se da apresentação - a 12ª oficial da temporada 2017 - que a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) realiza a partir das 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, instalada na Funesc. Na ocasião, o clarinetista espanhol Juan Ferrer vai ser o solista na execução da obra intitulada ‘Concerto para Clarinete n. 2 em Mi Bemol Maior, Op. 74’, do compositor alemtão Carl Maria von Weber (1786 - 1826).

“Estamos muito felizes por esse trabalho correlato, em parceria, que estamos fazendo. É uma espécie de coroamento das ações. A Universidade Federal da Paraíba cuida da formação acadêmica, enquanto a Orquestra inspira os músicos a chegarem onde almejam”, comentou para o jornal A União o maestro titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Luiz Carlos Durier, que rege o concerto na noite de hoje. “Além do mais, a OSPB vai ter a oportunidade de acompanhar um clarinetista de vulto internacional, que é o espanhol Juan Ferrer”, prosseguiu ele.

O maestro Durier garantiu, antecipadamente, que o programa está “muito interessante”. Nesse sentido, a primeira obra a ser executada pela OSPB é intitulada de ‘Abertura sobre Temas Hebreus, Op. 34’, do compositor ucraniano Sergey Prokofiev (1891 - 1953). Em seguida, com a participação do clarinetista espanhol Juan Ferrer, o público ouvirá o ‘Concerto para Clarinete n. 2 em Mi Bemol Maior, Op. 74’, do alemão Carl Maria von Weber. A ‘Sinfonia n. 2 em Si Menor’, do russo Alexander Borodin (1833 - 1887), vai encerrar o evento.

O 2º Encontro Paraibano de Clarinetistas começa hoje e vai se estender até o próximo domingo. As atividades que integram a programação - o que inclui, por exemplo, palestras, workshops, aulas, mesas redondas, recitais, concertos e exposição de produtos - ocorrerão em diversos locais da cidade de João Pessoa, mas, especialmente, na Universidade Federal da Paraíba e no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Professores do Brasil e de outros países participarão do evento, o qual contempla as esferas erudita e popular, bem como o ensino e performance da clarineta.