Paralelo Cia. de Dança recebe artista baiana na 7ª edição do "Projeto 3x1"

publicado: 15/03/2017 00h05, última modificação: 15/03/2017 14h57
Isaura Tupiniquim 1.jpg

A convidada da noite é a artista Isaura Tupiniquim, que também atua como professora e pesquisadora de dança - Foto: Divulgação

tags: paralelo cia de dança , projeto 3x1 , isaura tupiniquim , joão pessoa

Lucas Silva - Especial para A União

Tendo como foco o ato ou efeito de improvisar, a companhia de dança intitulada Paralelo Cia. de Dança realiza hoje na capital, às 19h, mais uma vez o projeto batizado de “3x1”. Sendo esse o seu sétimo mês de apresentações, a iniciativa cultural quer mostrar, não somente aos apreciadores da dança, mas ao público do Estado, que a improvisação é também uma forma de expressão e que pode ser feita por meio de intercâmbio com outros artistas. O projeto vem dando sequência as 12 edições do “ImprovisA-ÇÃO” - ato improvisatório - a ser realizado uma vez por mês, contando, em cada uma, com a participação de um facilitador convidado. Portanto, a escolhida da vez foi a professora e dançarina Isaura Tupiniquim (BA). Os interessados em contemplar a apresentação podem comparecer ao Espaço Paralelo, na Rua Maciel Pinheiro, Varadouro, e se deleitar. A entrada é gratuita.

Para quem ainda não conhece o projeto, o 3x1 é vencedor do Rumos Itaú Cultural, e surgiu a partir da ideia de reforçar e desenvolver ações artísticas em dança no Estado da Paraíba, mais precisamente em João Pessoa, através de três trabalhos da Paralelo Cia. de Dança: “ImprovisA-ÇÃO”, existente desde 2014; o “Boca de forno”, estreado em 2013; e o “Falar Dança”, iniciado em 2015.

“Somos uma companhia formada por mulheres. Cada uma vem de um canto diferente, com histórias diversas de vida. Fazemos aula três vezes na semana, durante quatro horas, e ensaiamos nosso repertório sempre, desde 2004 - quando a companhia surgiu na casa de uma das integrantes. Habitamos uma parte culturalmente importante da cidade de João Pessoa chamada Centro Histórico. Lá possuímos uma sede artística chamada de 'Espaço Paralelo', onde vivem em compartilhamento os grupos Sertão Teatro, Tribo Ethnos e nós”, descreveu detalhadamente a diretora, Joyce Barbosa.

A Paralelo Cia. de Dança, companhia paraibana de dança contemporânea, nasceu no ano de 2004 e possui sede fixa no Centro.

Quem é Isaura Tupiniquim?

Artista, professora e pesquisadora de dança, Isaura Tupiniquim é mestre em dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em licenciatura em dança na mesma universidade, onde também foi professora substituta da graduação entre os anos de 2013 e 2014, Isaura atua nas áreas de dança, performance, música e cinema.

Entre suas principais criações estão os projetos de solos em dança, dentre as quais se destacam: Entrada ao Preço da Razão (2007), apresentado em lugares como, por exemplo, a Bienal das Artes (BA) e Teorema (SP). Além dele, houve a apresentação do intitulado Fricção (2011), vencedor por duas vezes do Prêmio Viva Dança (Ba), a Ópera Nuda (2013) apresentado, dentre outros lugares, no Projeto Acasas e na mostra Cena, som e fúria, no Teatro Gregório de Mattos-BA.

Atualmente, a artista está envolvida no Projeto Re-montando Fawcett, como cantora e performer num show que remonta obras do músico e escritor ciber-punk Fausto Fawcett, além dos projetos de dança Desastro (2015), de Neto Machado e Looping: Bahia Overdub (2015) de Felipe Assis, Rita Aquino e Leonardo França.