Acessibilidade | Contraste | ? Dúvidas Frequentes | Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Ser Tão Teatro inicia turnê ‘Alegria de Náufragos’ pela PB

Notícias

Ser Tão Teatro inicia turnê ‘Alegria de Náufragos’ pela PB

Rafael Passos Cena de Alegria de Náugragos, que é resultado de um livre diálogo do coletivo Ser Tão Teatro com a obra do russo Anton Tchekhov

Cena de Alegria de Náugragos, que é resultado de um livre diálogo do coletivo Ser Tão Teatro com a obra do russo Anton Tchekhov


Guilherme Cabral

Depois de circular no último mês de setembro pelo Rio Grande do Norte (nas cidades de Natal e Mossoró) e, já na primeira quinzena deste mês de novembro, no Ceará (em Fortaleza e Juazeiro), o grupo Ser Tão Teatro, cuja sede se localiza na cidade de João Pessoa, inicia nesta terça-feira (14), no Sertão da Paraíba, a terceira etapa de turnê pela Região Nordeste com o espetáculo intitulado 'Alegria de Náufragos'. A primeira apresentação acontece nesta quarta, a partir das 20h, no Centro Cultural Zé do Norte, no Município de Cajazeiras; a outra será na quinta-feira (16), com início às 19h30, no Centro Cultural BNB, em Sousa. O projeto ainda inclui a realização de oficina sobre o tema “Improvisar é preciso - Construindo a cena com o Ser Tão” e, também, de um intercâmbio artístico com grupo local. Todas as atividades - inclusive as encenações - são gratuitas para o público.

“Já apresentamos esse espetáculo em outros estados e até na Argentina, no '12º Festival Escenico de Bahía Blanca'. Mas será a primeira vez que o apresentaremos no interior da Paraíba e, por isso, a expectativa é muito grande. Esperamos conseguir envolver o público com esse espetáculo, que não tem apelo popular, pois tem uma outra pegada, porque seu texto é adaptado de uma obra de Tchekhov”, disse para o jornal A União um dos atores da peça, Thardelly Lima, que ainda confessou ser “maravilhosa” a sensação de poder voltar a se apresentar em cidades paraibanas. Intitulada de 'Alegria de Náufragos: Rotas pelo Nordeste', ele ainda comentou que a quarta - e última - etapa do projeto, cujo patrocínio se dá pelo BNB de Cultura 2017, vai ocorrer em Pernambuco, com encenações no município de Goiana, no dia 2 de dezembro, encerrando em 2018, marcando presença no evento denominado 'Janeiro de Grandes Espetáculos', em Recife.

O texto de 'Alegria de Náufragos' é livremente inspirado no conto intitulado 'Uma história enfadonha – das memórias de um homem idoso', do escritor russo Anton Tchekhov (1860 - 1904). O espetáculo estreou no mês de março de 2016, na cidade de João Pessoa, cuja montagem, na época, foi financiada pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC). O personagem central da trama é o emérito professor Nicolai Stepianovitch de Tal, que se depara, ao final da sua existência, com uma inevitável análise de si mesmo.

Apesar de seu currículo impecável, de ter constituído família e de ser um “homem feliz”, ele, gradativamente, é submetido a um doloroso processo de falência interior e começa a adquirir clareza sobre o lado patético da sociedade e de suas instituições.Com dramaturgia de Giordano Castro, César Ferrário e do próprio grupo Ser Tão Teatro, a montagem de 'Alegria de Náufrago' é resultado de um livre diálogo do coletivo com a obra de Anton Tchekhov, na tentativa de estabelecer pontes entre esse discurso literário de mais de 150 anos com contundentes questões da atual conjuntura.

Aos préstimos desses olhos enfadonhos e desesperançosos de Nicolai, os atores - além de Thardelly Lima, Rafael Guedes e Cely Farias - incidem, sem concessões, sobre o presente e a geografia, não livrando nem a si mesmos deste crivo, mas com doses generosas de acidez e humor. Já a direção musical é de Marco França, enquanto a iluminação e produção de José Hilton Souza e a operação de som de Polly Barros.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41