Notícias

Totonho apresenta show “Ao pé do Ouvido” na Casa Furtacor, em JP

publicado: 31/01/2017 00h05, última modificação: 31/01/2017 06h57
totonho.jpg

O cantor e compositor Totonho promete trazer músicas inéditas ao show que realiza na noite de hoje - Foto: Divulgação

tags: totonho , ao pé do ouvido , show , casa furtacor


Lucas Silva - Especial para A União

Natural da cidade de Monteiro, Totonho foi criado em meio a repentistas e forrozeiros locais, com herança ainda dos cocos de roda e mazurca existente naquela cidade. Em virtude disso, o artista se tornou um dos grandes compositores paraibanos da atualidade. Portanto, fazendo jus ao seu título, o compositor sobe ao palco da Casa Furtacor, em Manaíra, às 19h de hoje, para se apresentar dentro do projeto “Tapete Voador”. Fazendo uma apresentação inédita, Totonho trará canções nunca ouvidas pelo público, mas também recortará literalmente sua carreira com grandes sucessos. Fora ele, Chico Limeira e Luis Humberto também sobem ao palco e completam a apresentação. Os interessados em desfrutar do show podem adquirir seus ingressos no valor de R$ 10.

Batizado de “Ao pé do ouvido”, Totonho descreve o show como algo que é dito para poucas pessoas, na verdade em segredo. “O show tem muito disso de contar coisas que foram poucas vezes ditas. A partir disso, vou levar o show com músicas, por exemplo, de um disco que tenho e durante a minha carreira nunca foi lançado”, contou.

Para se ter ideia, o pensamento inicial era mostrar as canções inéditas do compositor, algo que ele costumava fazer para amigos na sala da sua casa no Rio de Janeiro. No entanto, segundo ele, apresenta as mesmas no formato das semi nuas, as canções como o compositor costumava desvelar suas composições, ou seja, as canções do cabra, só de toalhas e sem rodeios.

“O show vai ser uma forma de dizer o que penso antes da elaboração dos arranjos de muitas canções. É tanto que dentro do repertório trago músicas que falam sobre baladas, protesto, política e demais vertentes”, completou Totonho.

Dono de um estilo próprio, Totonho desenvolveu uma forma singular de compor. Foi contratado pela Gravadora Trama nos anos 2000, por onde lançou dois álbuns - Totonho e os Cabra e Sabotador de Satélite. E como se não bastasse, realizou shows em vinte estados da federação, como também em 9 países, através de três turnês.

Portanto, o artista bebe da poesia regional, dialoga com o universal, escancarando um som autêntico e provocador, advindo das ruas para o estúdio, do estúdio para os palcos e ouvidos de um público inquieto e ansioso pelo novo, pelo som independente que Totonho sabe fazer como ninguém.

Novidades

Com lançamento do novo disco marcado para março, o artista revelou durante a entrevista que o álbum terá 14 canções, com uma pegada mais acústica. “Esse é meu primeiro disco feito em acústico, embora eu insista em dizer que talvez não seja, porque eu não sei viver sem as batidas eletrônicas que já me acompanham há bastante tempo”, ressaltou.

Projeto Tapete Voador

Esta é a primeira edição do ano da iniciativa cultural que reúne artistas de todas as linguagens para encontros e celebrações, em um espaço que contempla um depósito de vendas de coisas do mundo e uma cozinha experimental. Além disso, o projeto, que têm uma vertente cultural e artística, também prevê a realização de oficinas, bazares, desfile de modas, lançamento e exibição de filmes, e ainda, performances de dança.