Acessibilidade | Contraste | ? Dúvidas Frequentes | Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diversidade > 'Doutores do Sorriso' completa 13 anos em Campina Grande

Notícias

'Doutores do Sorriso' completa 13 anos em Campina Grande

Divulgação/UEPB Grupo tem executado atividades lúdicas para promover prevenção e educação em saúde em escolas, creches e em vários municípios da PB

Grupo tem executado atividades lúdicas para promover prevenção e educação em saúde em escolas, creches e em vários municípios da PB


O 'Doutores do Sorriso', programa do Curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está completando 13 anos de existência. O grupo, que nasceu de um projeto de extensão coordenado pela professora Rilva Suely, realiza ações voltadas à prevenção da saúde bucal. Vestidos de palhaços, fazendo paródias de forma engraçada ou incorporando personagens, a equipe do programa utiliza o lúdico para mostrar como as crianças, adolescentes e adultos podem ter um sorriso belo e saudável.

No último sábado (11), o grupo participou da apresentação de uma peça de fantoches no Colégio Motiva, na culminância do projeto 'Giroletras 2017'. Com o tema 'Saúde Bucal no Giroletras', o grupo mostrou um pouco do seu trabalho em prol de um sorriso saudável. Estiveram presentes a coordenadora do programa, Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas, e a professora Renata Cardoso Rocha Madruga, além dos alunos do Curso de Odontologia, bolsistas e membros do 'Doutores do Sorriso'.

O 'Giroletras' é um evento pedagógico do Colégio Motiva Ambiental, onde em cada sala de aula os professores elaboraram uma série de atividades, como contação de história, peças teatrais infantis e musicais relacionados aos diversos temas que foram estudados durante o semestre. O público-alvo envolvido foram as crianças do pré-escolar do colégio. A professora Renata Cardoso enfatizou que a equipe da UEPB aproveitou o momento para incentivar a leitura e ao mesmo tempo proporcionar informações educativas sobre saúde bucal.

“Pensamos em alguma coisa sobre saúde bucal e convidamos o ‘Doutores do Sorriso’. A gente se reuniu e achou produtivo fazer essa peça teatral compartilhada. As crianças faziam as falas dos personagens sobre a saúde bucal e a turma do ‘Doutores do Sorriso’ (bolsistas e voluntários) complementava com as músicas e paródias”, explicou Renata.

A professora Rilva Suely conta que o 'Doutores do Sorriso' nasceu em Campina Grande, como projeto de extensão do Curso de Odontologia, mas devido ao sucesso do trabalho se transformou em programa e chegou também ao campus VIII, em Araruna. O primeiro aluno bolsista do programa, aliás, Pierre Andrade Pereira de Oliveira, é o atual coordenador adjunto do Curso de Odontologia de Araruna.

Em 13 anos de existência, o 'Doutores do Sorriso' tem como objetivo promover saúde de forma lúdica e inovadora. O programa tem executado ações e atividades de promoção, prevenção e educação em saúde geral e bucal, nas escolas e creches de vários municípios paraibanos. As ações são realizadas nas mais diversas localidades, desde escolas, feiras de saúde, ações globais e outros eventos.

As atividades lúdicas são desenvolvidas com o auxílio de álbum seriado, peças teatrais e paródias de músicas com o intuito de conscientizar de forma efetiva o público envolvido. Ao longo de 13 anos, mais de 300 alunos passaram pelo projeto. Para fazer parte do 'Doutores do Sorriso', os estudantes passam por uma capacitação realizada dentro do Curso de Odontologia e que abrange a formação cidadã.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41