Notícias

Equipes paraibanas de nado sincronizado se preparam para subir ao pódio

publicado: 24/10/2017 17h08, última modificação: 24/10/2017 20h47
3.jpg

O nado sincronizado da Paraíba deu um salto, após assistir treinamentos da Seleção da Rússia em João Pessoa - Foto: Feap

tags: nado sincronizado , campeonato brasileiro de nado sincronizado , pódio


Wellington Sérgio

A concentração, harmonia e perfeição dos movimentos fazem parte da beleza do nado sincronizado, que encanta a todos pela suavidade dos participantes dentro da piscina. O Campeonato Brasileiro da modalidade acontecerá de 14 a 19 de novembro, no Rio de Janeiro, reunindo os melhores clubes do país, inclusive com todos os atletas da Seleção Brasileira. A Paraíba vai marcar presença na competição com o Grêmio/Cief, Marista Pio X e Esporte Clube Cabo Branco.

O Grêmio/Cief é considerada a melhor equipe do estado e vai participar do Brasileiro com um time de 35 atletas. O Esporte Clube Cabo Branco é a segunda maior delegação, com oito atletas e por fim o Marista Pio X, que terá três representantes competindo.

Na busca pelas primeiras colocações, o Grêmio/Cief coloca na piscina o que tem de melhor no grupo. Um dos destaques é o dueto misto, formado por Bernardo Santos e Talita Garcia (Júnior), que vem despontando nos treinamentos diários no Parque Aquático da Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados. A dupla está passando por uma boa fase técnica e foca as atenções para fazer bonito e brigar por medalhas. No esporte, o grupo é formado sempre por mulheres, mas desta vez terá dupla mista, e o casal terá que buscar a perfeição para concorrer com os adversários.

Para Bernardo, que tem 1,75 metro de altura, o diálogo e o entrosamento são fundamentais para se encontrar uma boa perfeição na água e, assim, acontecer uma desenvoltura positiva da dupla. “Estamos fazendo o possível para colocar em prática a harmonia que vai prevalecer na competição. Com muito esforço e dedicação, poderemos fazer o melhor”, disse.

Já Talita Garcia, que tem 1,53 de altura, é da mesma opinião do parceiro, mesmo reconhecendo que não será fácil o desafio carioca. Segundo ela, apesar das dificuldades, fará o possível para subir ao pódio. “Não vamos apenas para participar, mas brigar pelas primeiras colocações. Gosto de competições deste nível”, frisou.

Outras garotas que podem fazer a diferença são Eloíse e Ana Rangel (Infantil) e Talita Pereira e Laura Santos (Júnior), todas do Grêmio/Cief. Para a treinadora Ana Maria Miranda, o Grêmio/Cief conta atualmente  com um grupo eclético, na busca de brigar por boas colocações. Com treinos de segunda a sábado, das 15h às 17h, na Vila Olímpica Parahyba, o pessoal está empenhado em surpreender no Rio de Janeiro.

“Estão confiantes, otimistas e apostando que a Paraíba vai dar um show nas piscinas. Creio que a superação será fundamental para conquistar os objetivos”, acrescentou Ana.

Entre os clubes mais fortes para conquistar o Brasileiro estão do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, que tem a base do selecionado nacional. “Iremos enfrentar clubes de estruturas fortes, e com atletas que fazem parte da Seleção Brasileira. Passo para o grupo que é necessário que acreditemos na garra e determinação de todos, para superar os adversários”, concluiu a treinadora.