Acessibilidade | Contraste | ? Dúvidas Frequentes | Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esportes > Para nivelar competição, segunda divisão limita número de atletas com mais de 23 anos

Notícias

Para nivelar competição, segunda divisão limita número de atletas com mais de 23 anos

Facebook/Desportiva Guarabira A presidência do Desportiva Guarabira acredita que a medida é importante para evitar disparidade entre os times

A presidência do Desportiva Guarabira acredita que a medida é importante para evitar disparidade entre os times


Ivo Marques

Agora é para valer, e o Campeonato Paraibano de Futebol da Segunda Divisão 2017 vai começar neste sábado (12). E assim como no ano passado, a competição tem no seu regulamento uma proibição de inscrição de mais de 5 atletas com idade superior a 23 anos, por partida. A norma foi mantida pelos clubes, nas reuniões do Conselho Arbitral, e reflete o pensamento de quase todos os dirigentes.

A determinação está no capítulo 3 do regulamento do campeonato, que trata da condição de jogo dos atletas. O artigo 7 diz: "Somente poderão participar do Campeonato dos atletas profissionais, nascidos no período de 1994 a 2000. Os clubes ainda poderão inscrever atletas com idade superior a permitida, desde que utilizem apenas 5 por partida, cujos nomes constem do BID-E."

A medida foi criada com dois objetivos: o de valorizar as categorias de base, e o de diminuir os custos das equipes, que não precisam investir tanto. É assim que pensa o presidente da Desportiva Guarabira, Domingos Sávio, que estreia neste final de semana contra o Miramar, às 18h30, no CT Ivan Tomás, no Conjunto Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. Isso porque, o Estádio Sílvio Porto, em Guarabira, não foi liberado a tempo de sediar a partida.

"Nós entendemos que esta medida é muito importante, porque deixa a competição mais nivelada. A despesa com a contratação de profissionais seria bem maior, e isso iria prejudicar algumas equipes sem muitos recursos financeiros, como a nossa, por exemplo. Ao mesmo tempo, que se fosse uma competição sem esta restrição, equipes com uma capacidade maior de investimento iriam armar um time praticamente de primeira divisão, ficando assim uma disparidade com outros times", disse Domingos Sávio.

Nacional de Patos discorda do limite de idade na disputa

Um dos clubes com a maior capacidade de investimento, e apontado como um dos favoritos ao título deste ano é o São Paulo Crystal, que se chamou Lucena, e agora é um clube empresa. A equipe estreia neste sábado, às 15h30, no CT Ivan Tomás, em João Pessoa, contra o Spartax. Apesar do melhor poderio econômico, os dirigentes do clube também concordam com a posição da Desportiva Guarabira.

“Esta é uma grande oportunidade de revelarmos grandes jogadores, e prestigiar a nossa garotada. Aqui no São Paulo Crystal, nós vamos utilizar, ao longo das disputas, garotos que disputaram recentemente o Campeonato Paraibano sub-19, e que vão representar a Paraíba na Copa São Paulo de Futebol Junior, no próximo ano. Além do mais, a competição ficará mais nivelada, dando mais emoção ao campeonato”, disse o vice-presidente, Ironaldo Franco.

Porém, como para toda regra há exceção, os dirigentes do Nacional de Patos, outro favorito ao título, são totalmente contrários a esta determinação, que estipula o número máximo de apenas 5 atletas com idade acima de 23 anos, por jogo. O Canário do Sertão, como é carinhosamente chamado pelos seus torcedores, estreia também neste sábado, às 19 horas, no Estádio José Cavalcanti, em Patos, contra o Nacional de Pombal.

“Trata-se de uma competição profissional, e por isso, teríamos que usar o melhor possível. Temos uma série de bons jogadores, que não poderão ser contratados. Acho que os clubes é que devem se organizar e criar uma estrutura capaz de contratar bons atletas. Nós acatamos e estamos cumprindo a decisão, mas somos contrários, e certamente nossa equipe seria bem melhor se fosse uma competição aberta, profissional”, disse o presidente do Canário do Sertão, Alisson Nunes.

O outro jogo da primeira rodada do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão será neste sábado (12), entre o Sport Campina e a Desportiva Picuiense. A partida será pelo grupo do Brejo, e terá início às 15h15, no Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41