Acessibilidade | Contraste | ? Dúvidas Frequentes | Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > BPAmb prende quinze pessoas e apreende 110 pássaros nativos

Notícias

BPAmb prende quinze pessoas e apreende 110 pássaros nativos

Secom-PB Todas as aves foram levadas para CETAS (Cabedelo), onde serão examinadas por biólogos para depois serem soltas no habitat natural

Todas as aves foram levadas para CETAS (Cabedelo), onde serão examinadas por biólogos para depois serem soltas no habitat natural


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPAmb) prendeu cerca de 15 pessoas e apreendeu 110 pássaros nativos que estavam em cativeiro ou sendo comercializados em feiras livres. As ações começaram na última sexta – feira na cidade de Jacaraú, no litoral norte, quando um homem foi detido com 25 pássaros silvestres. No sábado a PM foi até as cidades de Santa Rita e Bayeux, onde 44 pássaros foram apreendidos e 9 pessoas detidas por estarem com os animais em situação ilegal.

“Algumas pessoas estavam na feira livre da cidade de Santa Rita comercializando as aves, cujos valores variam de acordo com a espécie. Outras estavam com os animais em casa”, afirmou o comandante do Batalhão Ambiental, major Lucas.

Já neste domingo (10), a Operação Voo Livre aconteceu em João Pessoa, na feira de Oitizeiro. Na ocasião, 5 homens foram presos e 40 pássaros apreendidos. Os presos foram autuados na delegacia de polícia por crime ambiental, previsto no artigo 29, inciso III, da lei 9.605/98, que prevê pena de 6 meses a 1 anos para quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, além das multas aplicadas que somaram mais de R$ 20 mil reais.

Todas as aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Cabedelo, onde serão examinadas por biólogos para depois serem soltas no seu habitat natural. Entre as espécies resgatadas estão papa-capim, caboclinho, azulão, curió, coleira, galo de campina, sanhaço e sibito.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41