Câmeras flagram mais de 500 motoristas estacionando em fila dupla na capital

publicado: 03/08/2017 00h05, última modificação: 03/08/2017 01h52
estacionamento.jpg

Estacionar o veículo em fila dupla é uma infração média que pode render multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira - Foto: Ortilo Antônio

tags: semob , estacionamento , fila dupla , câmeras , joão pessoa

José Alves

Estacionar o carro em fila dupla é uma infração média com punição de multa no valor de R$ 130,16 mais quatro pontos na carteira de habilitação. Mesmo assim, os condutores de veículos de João Pessoa continuam mal educados. Em 2016, no período de 1º de abril a 30 de junho, 980 motoristas foram flagrados pelo circuito de câmeras da Semob e punidos por estacionarem os veículos em fila dupla.

Este ano, no mesmo período do ano passado, houve uma redução no número de penalidades, mas onde não existem câmeras os abusos continuam. Pelo circuito de Operações de Trânsito e Transporte instalado pela Semob, 565 motoristas foram flagrados este ano cometendo a infração de fila dupla. Essas infrações ocorrem mais nas principais ruas do centro da cidade, a exemplo da 1817 e Duque de Caxias.

Desde que os equipamentos de fiscalização (câmeras) foram implantados, os condutores de veículos de João Pessoa passaram a respeitar mais as normas de trânsito, mas os abusos ainda são frequentes, principalmente onde não existem câmeras. Um dos locais onde os abusos dos motoristas são diários é no entorno do Mercado Central. Mesmo com avisos indicando que os locais estão sendo fiscalizados por câmeras, os condutores de veículos insistem em desrespeitar as normas de trânsito.

Escondendo a placa

No sentido de se livrar das multas e das câmeras instaladas pela cidade, alguns motoristas que param seus veículos fazendo fila dupla tentam de alguma forma esconder a placa do carro. Alguns quando chegam no local que querem parar, colocam uma flanela em cima da placa ou mesmo uma cadeirinha de plástico com o objetivo de esconder os números da placa do carro das câmeras.

Para denunciar irregularidades no trânsito, a população pode acionar a Semob-JP através do telefone 3218-9420 e solicitar a presença de um agente de trânsito no local.