Notícias

Chove acima da média na quinta-feira em JP

publicado: 18/02/2016 20h07, última modificação: 18/02/2016 20h10
IMG-20160218-WA0022.jpg

Em Manaíra, a chuva e um bueiro entupido alagaram a área entre as avenidas Ruy Carneiro e Almirante Tamandaré - Foto: Divulgação/Semob-JP

tags: chuvas , joão pessoa


Iluska Cavalcante
- Especial para A União

O dia começou ensolarado ontem, em João Pessoa, entretanto, para a surpresa dos pessoenses, o clima sofreu uma grande alteração na metade da manhã com direito a chuva forte, relâmpagos e trovões. De acordo com a Defesa Civil, até as 14h choveu aproximadamente 24mm, o que acarretou em transtornos como alagamentos e trânsito lento em algumas das principais áreas da cidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, a área entre as avenidas Ruy Carneiro e Almirante Tamandaré, em Manaíra, ficou alagada por algumas horas. Isso ocorreu devido ao entupimento de um bueiro ocasionado por uma grande quantidade de lixo no local. A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) foi acionada e fez o trabalho de desobstrução das galerias, normalizando a situação. Na Avenida Sérgio Guerra, principal do bairro do Bancários, houve um início de alagamento, mas que durou poucas horas. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), o trânsito ficou lento nesses dois locais.

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) divulgou ontem que a previsão é de mais chuva na faixa litorânea. De acordo com o engenheiro adjunto da Defesa Civil, Alberto Sadino, a Defesa Civil está em alerta. "Estamos com um sistema de prontidão em pontos específicos, onde os alagamentos são mais comuns. A localidade próxima a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), é um desses pontos, onde agimos sistematicamente para minimizar os efeitos da chuva e melhorar o escoamento da água", comentou.

Raios e trovoadas

Noé Estrela disse que até o início da noite de ontem nenhum transtorno foi registrado pelo órgão por conta dos raios e trovoadas que assustaram a população. Ele ainda orientou as pessoas para que, em períodos como este, se evite a exposição em vias públicas ou sair de casa, mas se não for possível, que procurem abrigo ou permaneçam em seus carros, onde estarão protegidos dos raios.

A Defesa Civil atende a população através do número: 0800-285 9020 para possíveis ocorrências.