Detran amplia fiscalização da Lei Seca no estado

publicado: 09/02/2018 19h05, última modificação: 09/02/2018 19h10
6.jpg

A multa para quem é flagrado dirigindo com qualquer índice de álcool no organismo é de aproximadamente R$ 3 mil; e pontos negativos na CNH - Foto: Roberto Guedes

tags: detran , lei seca , ampliação , fiscalização , bafômetro

José Alves

A principal causa de acidentes no período de Carnaval é a combinação entre álcool e direção. Por esse motivo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) reforçou as atividades da 'Operação Lei Seca' em João Pessoa e em todos os municípios do estado, onde houver concentração de foliões. A multa para quem é flagrado dirigindo com qualquer índice de álcool no organismo é de aproximadamente R$ 3 mil. Além da multa, o infrator perde sete pontos na carteira, tem a carteira de habilitação recolhida e seu direito de dirigir é suspenso por até 12 meses.

Durante o reinado de Momo, 45 agentes e policiais militares atuarão nas blitzen em pontos estratégicos para evitar que condutores embriagados coloquem em risco a própria vida e a de terceiros. Durante reunião coordenada pelo diretor de Engenharia do Detran-PB, José Francisco de Sousa, ficou definido que a 'Operação Carnaval 2018' intensificará o trabalho de fiscalização e de educação para o trânsito, visando diminuir o número de acidentes e de vítimas fatais no período de Momo.

Segundo o capitão Edmilson Castro, chefe da Divisão de Policiamento do Detran-PB, 'a Operação Lei Seca no Carnaval' contará com o reforço das equipes da Escola Pública de Trânsito (EPtran) e da Divisão de Educação de Trânsito (DET) do órgão, além do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Durante o período do Carnaval, as equipes atuarão nos locais de grande movimentação popular, a exemplo do litoral paraibano”, enfatizou o capitão Castro, ressaltando a parceria com a Polícia Militar da Paraíba, que já atua no combate à alcoolemia junto às equipes da Lei Seca no estado.

A Operação Carnaval também contará com o reforço nos equipamentos utilizados, com o propósito de oferecer mais segurança aos agentes de trânsito. Para isso, serão disponibilizados coletes balísticos, lombadas móveis e barreira rodoviária antifuga (cama de faquir).

Crime

Nos testes com resultado superior a 0,34 mg/l, a situação vira crime de trânsito. A punição nesses casos é detenção de seis meses a três anos, pagamento de multa, recolhimento da habilitação e suspensão do direito de dirigir por até um ano. A direção do Detran-PB fez um alerta aos condutores sobre a importância dos cuidados no trânsito durante o período carnavalesco, recomendando ações simples como revisar o veículo antes de viajar, não usar o celular enquanto dirige ou não ingerir bebida alcoólica quando estiver ao volante. Esses são considerados pontos cruciais que podem determinar o fim da festa para condutores e passageiros.