Notícias

Eco Paraíba realiza feira com produtos sem agrotóxicos e artesanato

publicado: 15/12/2017 19h44, última modificação: 15/12/2017 19h44
15-12-2017-F-feira.jpg

Os produtos agrícolas são cultivados, sem agrotóxicos, em quilombolas e assentamentos, e o artesanato é de artesãos de diversos municípios paraibanos - Foto: Ricardo Puppe

tags: eco paraíba , secretaria da saúde , feira agroecológica , artesanato , assentamentos , quilombolas , quilombos


Nesta sexta-feira (15), os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em João Pessoa, foram surpreendidos ao chegarem à sede da SES com uma feira de produtos agrícolas sem agrotóxicos e artesanato, no espaço do estacionamento. A feira é uma promoção do Centro Público Estadual de Economia Solidária (Eco Paraíba) – uma parceria do governo do estado, Fórum da Economia Solidária e governo federal – que tem como objetivo fortalecer e dar visibilidade a uma diversidade de produtos da agricultura familiar, beneficiamento de alimentos, artesanato, entre outros.

A SES foi o segundo lugar onde está ocorrendo a feira itinerante. A Cagepa foi o primeiro e, no próximo dia 21, será no Centro Administrativo Estadual (CAE), em Jaguaribe. A ideia é comercializar os produtos que já são vendidos, todas as quartas e sextas, das 7h às 15h, na sede do Centro, à rua Gama e Melo, 126, no Varadouro (em frente ao Banco do Brasil).

Os produtos agrícolas são cultivados, sem agrotóxicos, em quilombolas e assentamentos, e o artesanato é de artesãos de diversos municípios paraibanos. Parte dos produtos agrícolas comercializada na SES veio do Quilombo Bonfim, do município de Areia, onde são cultivados 33 produtos pelas 28 famílias que moram lá. “Estas feiras são muito importantes, porque nos incentivam e, com isso, dá vontade de trabalhar cada vez mais”, disse o agricultor familiar quilombola Geraldo Gomes.

Para a assessora da Associação de Apoio aos Quilombos da Paraíba, Francimar Fernandes, feiras como essa são espaços de visibilidade e mais um canal de comercialização para a agricultura familiar e o artesanato. Estiveram participando também agricultores familiares dos Assentamentos Dona Helena e Canudos, do município de Cruz do Espírito Santo, e Boa Vista, em Sapé, que também cultivam seus produtos sem agrotóxicos. A feira oferecia macaxeira, batata doce, cará, coentro, alface, pimenta, milho verde, banana, maracujá, goiaba, entre outros produtos.

“Vivemos num mundo onde as pessoas querem tudo de forma imediata e os produtos sem agrotóxicos demoram mais tempo. O cultivo da alface com agrotóxico, por exemplo, demora 35 dias, já sem agrotóxico, são 60 dias. Mesmo assim, a população está entendendo que vale a pena, porque no final leva saúde pra casa”, declarou Clayrton Freitas, do Assentamento Dona Helena.

A artesã Josefa de Santana é de João Pessoa. Levou para a feira ímãs de geladeira; porta-chaves; artigos para escritório; caixas decorativas; e outros produtos com motivos nordestinos. “Estas feiras são ótimas porque a gente vem até ao povo que pode virar nossa freguesia”, falou.

 “O objetivo dessas feiras é levar um pouco do que temos para despertar nas pessoas a vontade de ir conhecer o nosso Centro”, falou a assistente administrativa do Centro, Bruna Fonseca. A servidora da SES, Sandra Costa, aproveitou para fazer a feira. “Só compro produtos sem agrotóxicos e se eles vêm até a nossa porta, melhor ainda”, afirmou.