Notícias

Vice-governadora participa da 'Mostra Mulheres Inspiradoras'

publicado: 07/12/2017 00h05, última modificação: 07/12/2017 15h27
3.jpg

Vinte mulheres que marcaram a história da Paraíba nas artes, política, cidadania, ativismo e educação foram homenageadas - Foto: Walter Rafael

tags: mostra mulheres inspiradoras , lígia feliciano , vice-governadora , governo da paraíba


A vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) participou nessa quarta-feira (6) da '1ª Mostra Mulheres Inspiradoras Paraibanas', na Escola Técnica Estadual João Pereira Gomes Filho, no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa. O evento fez parte do encerramento do projeto 'A educação no enfrentamento à violência de gênero nas escolas estaduais da Paraíba', e homenageou 20 mulheres que marcaram a história da Paraíba nas áreas das artes, política, cidadania, ativismo e educação, com o Troféu Anayde Beiriz.

O projeto estava sendo desenvolvido desde julho deste ano pelo Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (Cendac), em parceria com a Secretaria da Educação. “Esse evento é fruto do projeto que levou até as escolas o debate e conscientização contra a violência. A escola tem um papel importante na construção do respeito às relações de gênero e à diversidade das pessoas, às etnias, à sexualidade, à cultura e às crenças, por meio da educação é possível a construção da cidadania e de uma sociedade que se respeita. E a mostra reconhece que cada mulher merece ser valorizada e essas mulheres homenageadas aqui hoje são inspiração para todas as outras mulheres”, destacou Lígia Feliciano.

A presidente do Cendac, Valquíria Alencar, explicou como o projeto surgiu. “Nós vimos e acompanhamos o aumento da violência contra as mulheres. Na verdade não sabemos se aumentou ou se tornou mais visível, então, a partir desses dados começamos a atuar dentro das escolas, pois é onde está a nossa juventude, de onde vão sair os adultos que vão viver na sociedade e precisamos saber que conflito não se resolve com violência. Acredito que nesse pouco tempo conseguimos conscientizar essa juventude para que possamos ter um resultado efetivo”.

Vinte mulheres foram homenageadas por 16 escolas estaduais da Paraíba nesta primeira edição do evento com o Troféu Anayde Beiriz. Entre elas as atrizes Zezita Matos e Soia Lira, a líder camponesa Elizabeth Teixeira, a professora Adélia de França, a poeta Violeta Formiga e a cirandeira Vó Mera. “Um prêmio sempre é uma coisa boa na vida da gente, mas não só como atriz, mas também como educadora, eu acho muito valoroso esse projeto de levar para as escolas o conhecimento das mulheres, dos seres humanos, pois é na escola que a gente forma o futuro. Esse projeto precisa continuar”, ressaltou a atriz e educadora Zezita Matos.