Governo entrega rodovia que retira 51ª cidade paraibana do isolamento asfáltico

publicado: 31/03/2017 00h05, última modificação: 31/03/2017 00h55
Secom-PB.jpg

Durante a solenidade de entrega da obra, o governador Ricardo Coutinho comemorou o fato de a Paraíba inaugurar uma obra rodoviária a cada 18 dias - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: governo da paraíba , caminhos da paraíba , ricardo coutinho , vieirópolis , estrada

O governador Ricardo Coutinho (PSB) inaugurou ontem o acesso pavimentado da 51ª cidade paraibana a sair do isolamento. A PB-387, denominada Rodovia José Júlio Gonçalves, liga o entroncamento da PB-383 a Vieirópolis. A estrada, que contou com investimento superior a R$ 10 milhões – recursos do Tesouro do Estado –, tem uma extensão de 10km, beneficiando uma população de mais de 5 mil habitantes.

Ao entregar a 122ª obra rodoviária do Programa Caminhos da Paraíba, o governador Ricardo Coutinho manifestou sua alegria e comentou que a Paraíba inaugura uma obra rodoviária a cada 18 dias. “Nós imprimimos um ritmo e hoje temos a capacidade e condição de reservar uma semana para inaugurações e mesmo assim não dá”, afirmou, adiantando que até o final de abril vai tirar a última cidade da Paraíba do isolamento, que é Carrapateira. Ele ressaltou ainda que em todas as cidades que são tiradas do isolamento o comércio cresce, proporcionando desenvolvimento social e econômico. Em 2011, eram 54 pequenas cidades isoladas por falta de acessos asfaltados.

O governador destacou que quebrar o modelo de fazer política no Estado é uma de suas principais ações. “Com muita honra e consciência, eu quebrei isto aqui na Paraíba. Eu, governo, tenho a obrigação de governar para o povo que está nos municípios”. E concluiu: “Não precisa agradecer, eu fiz a minha obrigação, fui eleito para isto, para tornar o nosso Estado mais igualitário. Obras feitas com o dinheiro do povo. Nós fazemos isto”.

O prefeito de Vieirópolis, Célio Aristóteles, conhecido por Célio da Usina, agradeceu pelo benefício que a cidade recebe e declarou: “Essa conquista, governador, não é conquista de partido, mas sim de toda a população de Vieirópolis, que jamais vai esquecer esse benefício”.

Já o ex-prefeito Antonio de Braga, agradeceu “por uma das maiores obras que uma cidade pode receber” e lembrou outras obras e ações realizadas no município pela atual administração estadual: “A cidade também ganhou na gestão Ricardo Coutinho uma escola, poços artesianos, ônibus escolares, dentre outras ações”.

O deputado estadual Inácio Falcão representou a Assembleia Legislativa da Paraíba na solenidade e destacou que “esse momento é de gratidão. Nossa Paraíba tem um governador que tem respeito por sua população. Muito obrigado pelo povo do Sertão e de todo o Estado”.

O secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, por sua vez, ressaltou que Vieirópolis conquistou sua emancipação com a estrada asfaltada e considerou ser um dia histórico. “A partir de hoje, todas as cidades ao redor de Sousa têm acesso por asfalto. Isto é a prova do trabalho”, enfatizou.

A pequena estudante Bianca Vieira leu um poema de agradecimento, em nome dos moradores da cidade. Eva Gonçalves, neta do homenageado que deu nome à estrada, agradeceu em nome da família. “Vossa Excelência, governador, trouxe o desenvolvimento econômico e social para Vieirópolis”, disse ela.

Estrada que leva desenvolvimento

O superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Carlos Pereira de Carvalho, destaca a importância econômica e social de uma estrada pavimentada. “A estrada que liga a cidade a uma outra estrada é importante por vários motivos, um deles o econômico porque insere o município também do ponto de vista social, porque encurtaM-se distâncias, economiza-se tempo, salva-se vidas, além de trazer mais segurança e conforto às pessoas. Este é o maior programa de pavimentação de estradas de toda a história da Paraíba”, pontuou.

Na estrada de Vieirópolis foram realizados serviços de terraplanagem em cortes e aterros, pavimentação asfáltica, duas pontes em concreto armado com 100 metros de extensão total, drenagem profunda e superficial, cercas delimitadoras, gramagem de taludes e sinalização horizontal e vertical.

A pavimentação da rodovia PB-387 promove o desenvolvimento da região, moderniza e amplia a infraestrutura rodoviária estadual, integra a sede do município à malha rodoviária pavimentada e facilita o escoamento da produção econômica regional.

Em seis anos e três meses, o Programa Caminhos da Paraíba pavimentou com asfalto 2.270 quilômetros de rodovias, o equivalente a 30km por mês e um quilômetro por dia. “Hoje se completa 122 estradas pavimentadas pelo governo Ricardo Coutinho e entregues à população da Paraíba, com investimentos de quase 1,4 bilhão de reais”, destacou Carlos Pereira.

O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, o ex-prefeito João Estrela, demais prefeitos da região, e auxiliares de Governo também participaram da solenidade.