Homicídios devem reduzir pelo 6º ano consecutivo na Paraíba

publicado: 21/12/2017 21h07, última modificação: 21/12/2017 21h07
21-12-2017-F-homicídios.jpg

Reunião foi realizada entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e gestores das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, no Palácio da Redenção, em João Pessoa - Foto: Alberi Pontes

tags: núcleo de análise criminal e estatística , nace , ricardo coutinho , homicídios , palácio da redenção , crimes , polícia

Da redação com Secom-PB

A Paraíba deverá ser o único estado do Brasil a reduzir assassinatos por seis anos consecutivos. É o que aponta o relatório do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), apresentado nesta quinta-feira (21), durante reunião realizada entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e gestores das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, no Palácio da Redenção, em João Pessoa.

Segundo os números, este ano, de janeiro a novembro, a Paraíba acumula 2,5% de queda nas ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), com 1.172 casos, contra 1.202 no mesmo período de 2016. Em 2011, o estado chegou a registrar 1.680 assassinatos. Em relação aos homicídios por 100 mil habitantes, este ano a Paraíba pode chegar a uma taxa de 31,8, a segunda melhor projetada para os estados do Nordeste.

Os assassinatos de mulheres também diminuíram em território paraibano. Em 2017, de janeiro a novembro, foram 74 casos de CVLI com vítimas do sexo feminino e em 2016, no mesmo período, foram contabilizados 90 casos. Os homicídios de mulheres representam 6% do total de mortes por assassinatos no estado.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho sancionou a lei que regulamenta o ‘Programa Paraíba Unida pela Paz’, política pública fundamentada na defesa da vida e do patrimônio, que busca promover e garantir a segurança, ordem pública e paz social. “Estamos registrando este Programa como uma lei, ou seja, um instrumento contínuo, uma política pública que terá seguimento a curto, médio e longo prazo. Os dados positivos, desde que implantamos o ‘Paraíba Unida pela Paz’, mostram que estamos no caminho correto”, observou.

O governador também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que compõem as forças de segurança no estado pelo empenho e dedicação durante este ano e pedir que em 2018 o esforço na busca pela paz social continue ainda mais firme. “Muito foi feito neste ano que estamos prestes a concluir, porém é preciso fazer ainda mais em 2018. O combate à criminalidade deve ser constante e pede sempre muita determinação das forças de segurança. Em poucos dias, estaremos fechando 2017 e provavelmente teremos mais um ano com redução de homicídios, sendo o 6º ano consecutivo. Agradeço ao empenho de todos e que possamos entrar 2018 ainda mais empenhados, visando garantir a tranquilidade da população”, concluiu.

“Este é um momento importante, porque conclui simbolicamente o ano de 2017 e também porque hoje o governador transformou o ‘Paraíba Unida pela Paz’ em lei, sendo algo que vai ficar para o futuro. Todos os resultados que alcançamos, ao longo desses anos, são frutos de muito trabalho. Que tenhamos um final de ano produtivo e um 2018 com ainda mais determinação na busca pela paz”, falou o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima.

Também estiveram presentes na reunião o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o delegado-geral da Polícia Civil, João Alves, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o secretário da Administração Penitenciária, Wagner Dorta, o chefe da Casa Militar, Anderson Pessoa, e outras autoridades.

Dados do Nace

Ainda segundo dados do Nace, 10 das 21 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) apresentam redução na ocorrência de assassinatos. A 1ª Aisp tem 25 CVLI a menos na zona norte de João Pessoa. A mesma redução foi verificada na área de Esperança (12ª Aisp). A zona sul de João Pessoa (1ª Aisp) tem menos 17 assassinatos. A 5ª Aisp, de Santa Rita, contabilizou menos 12 casos, a 7ª Aisp de Mamanguape menos 11 casos. Solânea (3ª Aisp) tem cinco homicídios a menos, a 4ª Aisp de Bayeux menos quatro casos. Itaporanga (17ª Aisp) registrou redução de três casos e a 19ª Aisp de Sousa tem menos um caso.

Este ano, houve uma diminuição de 25% das ocorrências de crimes patrimoniais consumados envolvendo instituições bancárias e agências dos Correios em território paraibano. Em 2017, de janeiro a novembro, o Nace contabilizou 79 casos, enquanto que no mesmo período do ano passado aconteceram 106 ocorrências desse tipo. Houve 15% de redução em relação aos furtos com explosão (75 contra 64 casos); e 64% em relação a furtos com arrombamento (28 contra 10 casos). No que se refere aos roubos, foram cinco casos em 2017, em 11 meses.

Uma das ações realizadas pelas polícias da Paraíba para enfrentamento da violência é a retirada de armas e drogas das ruas. Em relação aos armamentos, 3.182 unidades de revólveres, pistolas e espingardas, entre outros, foram apreendidas em ações de segurança pública. De 2011 a 2016, 18 mil armas que circulavam ilegalmente foram recolhidas pelas Forças de Segurança Pública.

O total de entorpecentes apreendidos foi de 1.957,6 quilos de janeiro a novembro de 2017, e no ano passado 949,61 quilos, no mesmo período. Houve aumento em todos os tipos de drogas apreendidas: 56% de cocaína (de 25,61 para 40,1 quilos); 68% de crack (de 50,9 para 85,7 quilos); e 110% de maconha (de 873,1 para 1.831,8 quilos).