No Congo: Ricardo entrega equipamentos e beneficia famílias do Cariri

publicado: 03/05/2017 08h39, última modificação: 03/05/2017 08h39
CONGO2.jpg

Profissionais que trabalham na produção de hortaliças e na fabricação de vassouras receberam investimento de R$ 100 mil - Foto: José Marques/Secom-PB

tags: ricardo coutinho , congo , cariri , procase

O governador Ricardo Coutinho entregou, nessa terça-feira (2), equipamentos que fortalecem duas atividades praticadas por agricultores da comunidade Riacho do Algodão, zona rural do município do Congo, no Cariri paraibano. Com um investimento de mais de R$ 100 mil através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), os agricultores que trabalham na produção de hortaliças e na fabricação de vassouras com material reciclado ganharam reforço para impulsionar as atividades.

Durante a solenidade, Ricardo demonstrou a satisfação de entregar benefícios em comunidades rurais. Investimentos importantes para o desenvolvimento sustentável. “Fiz questão de estar aqui presente porque eu acho que se faz grandes coisas através de pequenas intervenções. A vida é feita de grandes coisas mas é feita também dos complementos de uma barragem  subterrânea, que favorece a agricultura familiar de uma forma mais permanente, do complemento de uma obra como este galpão que a Prefeitura do Congo  realizou e complemento de máquinas que vão dobrar  a capacidade de fabricação de vassouras com garrafas pet, pois é preciso ter a sustentabilidade”, pontuou, acrescentando que fica feliz em poder ampliar as parcerias com as prefeituras através do Procase.

O secretário de Estado de Articulação e Desenvolvimento Municipal, Buba Germano, destacou que o governador Ricardo Coutinho deu uma demonstração clara de seu modelo de gestão. “Ele desconcentra ações nos grandes centros e vem procurar comunidades que se fortalecem. Aqui tem famílias, tem mulheres que estão produzindo vassouras com garrafas pet, então essa ação do Governo, através do Procase, é um exemplo a ser seguido porque esse território do Cariri, com a chegada das águas do São Francisco, vai ter outra realidade econômica”, comentou.

O secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Waldson Sousa e o secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, além do presidente da Cagepa, Hélio Cunha Lima, também participaram do evento.

O prefeito do Congo, Júnior Quirino, agradeceu em nome da população e dos ex-prefeitos, pelos benefícios para os moradores. “Fico feliz também por, no ano passado, o Congo ter recebido um ônibus escolar e um laboratório de informática através do Pacto Social pelo Desenvolvimento. Agradecer ainda pelas estradas, pelas obras hídricas em nossa região”, pontuou.

Agricultores receberam máquinas, barragens subterrâneas, cisternas, além do prédio da associação, completamente reformadoOs prefeitos de Coxixola, Givaldo Limeira, de Caraúbas, Silvano Dudu e de Sumé, Eden Duarte, além de ex-prefeitos de Congo, prestigiaram a solenidade.

As famílias beneficiadas fazem parte da Associação dos Pequenos Agricultores Rurais do Riacho do Algodão e Santa Rita de Cima, e receberam uma máquina para confecção das vassouras, duas barragens subterrâneas, duas cisternas do tipo ‘calçadão’ e o prédio da associação totalmente reformado.

Em nome da comunidade, a presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Riacho do Algodão e Santa Rita, Andreia de Amorim da Silva, agradeceu ao Governo do Estado pelo maquinário para produção de vassouras e as barragens subterrâneas. “As mulheres associadas já produzem vassouras e agora vão dobrar a produção porque agora são duas máquinas. Vamos produzir uma média de 30 vassouras, por dia, o que significa cerca de 900 vassouras por mês”, comemorou.

O coordenador do Procase, Hélio Barbosa, avalia os ganhos que a comunidade terá com os investimentos. “Este é um governo que tem a característica de acreditar nas pessoas, que percebe que a agricultura familiar tem uma potencialidade de desenvolvimento econômico com sustentabilidade”, observou.

A solenidade de entrega aconteceu no Centro de Produção e Sustentabilidade Antônio Paulino de Lima, na sede da comunidade. O Procase é um projeto do Governo do Estado da Paraíba, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Atua em 56 municípios do Semiárido paraibano com o intuito de melhorar as condições de vida e a renda de famílias rurais.