Paraíba busca parceria econômica com a China

publicado: 19/08/2017 19h26, última modificação: 19/08/2017 19h26
ricardo camara paraiba china_foto francisco franca (4).JPG

Governador Ricardo Coutinho reafirmou que o Estado está preparado para novos investimentos - Foto: Francisco França/Secom-PB

tags: ricardo coutinho , paraíba , china

O governador Ricardo Coutinho participou, nessa sexta-feira (18), no Palácio da Redenção, do Encontro de Líderes: Brasil e China – oportunidades para Paraíba, evento que visa proporcionar um maior intercâmbio econômico e estreitar as relações entre a Paraíba e a China. Na ocasião, o governador destacou as potencialidades do Estado e acompanhou uma palestra do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, sobre a atuação do órgão e os investimentos da China no mundo. Deputados estaduais, prefeitos, auxiliares do Governo, representantes da Câmara Brasil-China, empresários e outras autoridades participaram do Encontro.

Em seu pronunciamento, o governador Ricardo Coutinho ressaltou que a Paraíba tem muitas potencialidades e está preparada para receber novos investimentos. “O Estado está de portas abertas para novos investimentos e dessa ligação com a China podem surgir boas oportunidades. O mercado chinês é extremamente valioso e se expande pelo mundo. Estamos abrindo espaços e estabelecendo um ambiente apropriado para que as trocas possam acontecer. A Paraíba tem uma capacidade natural para produção de vários produtos que podem interessar a China, por exemplo, ela necessita de alguns tipos de frutas e peixes que nosso mercado dispõe. Também nos interessa a vinda de empresas chinesas que queiram explorar o mercado paraibano. Nossa intenção é aproximar o mundo empresarial da República da China e esse Encontro é importante para que isso ocorra”, frisou.

Durante o Encontro de Líderes, o governador recebeu a comenda da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, a qual elegeu Ricardo Coutinho como Conselheiro Honorário do órgão, em reconhecimento pela valiosa atuação nas relações Brasil-China. O governador também presenteou os chineses com artigos da arte paraibana.

“A Câmara Brasil-China faz uma ponte entre os dois países estreitando a cooperação entre eles. É uma grande alegria participar desse evento e poder fortalecer as relações com a Paraíba. Acredito que, em breve, vamos poder intensificar os investimentos chineses aqui no Estado”, afirmou o presidente da Câmara Brasil-China, Charles Tang.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China foi fundada em 1986 com o objetivo de promover a cooperação nos campos econômico, acadêmico e cultural entre os dois países e fomentar a relação entre seus povos, contando com o apoio da comunidade empresarial, dos meios diplomáticos e do governo.

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, ressaltou que o crescimento do Estado nos últimos anos favorece a atração de novos investimentos. “Ao longo desses seis anos e meio de gestão, o Governo vem dotando o Estado de uma infraestrutura adequada para atrair novos investimentos. Somos, atualmente, o segundo melhor estado em infraestrutura no país e ampliamos nossa segurança hídrica. Subimos a cada dia nosso patamar em termos de desenvolvimento, o que facilita a vinda de novos investidores. Esse Encontro de Líderes pode gerar negócios, empregos e diversas oportunidades para a Paraíba”, pontuou.

“Ficamos agradecidos pela visita dos chineses, essa é uma demonstração de que a Paraíba está bem representada no cenário nacional e internacional. O Estado conseguiu o respeito no mundo dos negócios, atraindo investimentos e parcerias importantes. Hoje estamos acima do crescimento nacional, nossos produtos são competitivos e podem ser inseridos no mercado mundial. A Câmara Brasil-China trará grandes oportunidades para a Paraíba”, observou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires.

O presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio), Marconi Medeiros, comentou que o intercâmbio com a China é essencial para a economia paraibana. “A China já é uma grande parceira do Brasil e precisamos procurar no mercado internacional bons parceiros. Essa iniciativa do Governo do Estado é muito relevante porque propicia a possibilidade de firmamos novos negócios. A Paraíba vai ganhar muito na troca de mercadorias, em aprendizado e também na parte cultural”, disse.

“Esse intercâmbio com a China é muito importante porque se trata de uma grande nação, da qual somos fornecedores. Os chineses têm uma fábrica de computadores em Campina Grande e acredito que, ampliando as relações, a China pode trazer muito mais empresas para o Estado. O mundo está conectado e é importante que as cidades e países estejam interligadas para buscar o crescimento econômico de todos”, comentou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco Buega Gadelha.