Notícias

Ricardo lança o programa MedioTec na Paraíba

publicado: 21/06/2017 00h05, última modificação: 21/06/2017 07h53
coletiva.jpg

O lançamento do programa no estado acontece na Escola Estadual Dona Alice Carneiro, localizada no bairro de Manaíra, em João Pessoa - Foto: Edson Matos

tags: programa mediotec , governo da paraíba , ricardo coutinho , lançamento , ensino técnico

 

O governador Ricardo Coutinho lança nesta quarta (21), às 10h, o Programa MedioTec na Paraíba. O evento será realizado na Escola Estadual Cidadã Integral Dona Alice Carneiro, localizada na Avenida Sapé, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. O MedioTec é mais uma ação do Ensino Profissional dentro do grande grupo de ações do ParaíbaTec, realizado por meio da Gerência Executiva de Ensino Profissional da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

O Programa MedioTec ofertará vagas em Cursos Técnicos concomitantes ao Ensino Médio, para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. Tem como proposta o fortalecimento das políticas de educação profissional mediante a convergência das ações de fomento e execução, de produção pedagógica e de assistência técnica, para a oferta da educação profissional técnica de nível médio articulada de forma concomitante com as redes de educação e com o setor produtivo.

O objetivo do MedioTec é garantir que o estudante do Ensino Médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda.

O público-alvo do programa são os estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio das redes públicas de educação, socialmente vulneráveis, de maneira a promover-lhes uma formação técnica concomitante à formação regular, ampliando suas chances de inserção profissional quando da conclusão da etapa regular de sua educação básica.

A ideia é estimular parcerias entre as instituições ofertantes de Ensino Médio e de Educação Profissional, com o setor produtivo da região onde o aluno estiver inserido, para que os estudantes sejam absorvidos, a priori, na condição de aprendizes ou estagiários durante a realização do curso e, posteriormente, possam assumir postos de trabalho.

Os cursos do MedioTec terão carga horária total de 800 a 1.200h e irão funcionar em turno oposto ao dos alunos matriculados, ou seja, os alunos podem estudar em qualquer escola estadual e no contra turno participar do curso técnico em outra escola.