Acessibilidade | Contraste | ? Dúvidas Frequentes | Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colunistas > Felipe Gesteira > Informação como política pública

Notícias

Informação como política pública


Felipe Gesteira

Desde quando comecei a fazer parte do quadro do jornal A União ouço comentários interessantes acerca do posicionamento da Imprensa Oficial do Estado da Paraíba. Há três anos, nos primeiros dias como repórter cobrindo o dia a dia na Assembleia Legislativa, certo deputado dirigiu a mim um sonoro “parabéns!” quando soube para qual impresso eu estava escrevendo. O tom era como se eu tivesse sido promovido. Já gostava muito do jornal, de tudo, mas não tinha ainda noção da importância deste impresso centenário que hoje completa 123 anos.

Posso dizer sem medo de errar que a história da Paraíba e a história de A União estão intimamente entrelaçadas, sendo o impresso fundamental para a historiografia do Estado, e construir diariamente essa nova história faz com que cada profissional do jornal seja corresponsável pela integridade dos fatos que contamos aqui.

Ontem, passado e presente se uniram de vez na Imprensa Oficial da Paraíba com o lançamento do portal de A União (auniao.pb.gov.br). Edições históricas digitalizadas, possibilidade de notícias em tempo real, artigos dos colunistas e serviços oferecidos pela Superintendência de Imprensa e Editora. Com seu legado acessível, o jornal se renova para que a sociedade possa, por meio do conhecimento, projetar seu futuro, como bem afirmou a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano.

Ao longo dos últimos anos ouvi de pessoas de diversos setores que este jornal era o melhor do Estado. Não sou só eu que digo, são professores, pesquisadores, comerciantes, empresários, políticos. Explico, não se trata de competir com os jornais privados, mas dar à informação o tratamento que ela merece, e não nos importa se somos ou não o mais vendido, procuramos fazer o que é certo.

De todos os elogios ao jornal, um que me intrigou veio há duas semanas. Encontrei em um posto de gasolina na avenida Epitácio Pessoa, principal da capital, o ex-governador Roberto Paulino. Muito simpático, ele me disse que A União tinha a melhor cobertura política, e me revelou ainda que para tomar como exemplo, ele e algumas pessoas próximas analisaram um tema específico. “Aquela questão do TCM [Tribunal de Contas do Município], só A União não entrou”, disse.

Não entramos porque não havia fato. Nosso jornal não faz picuinha política, disse-me-disse, não vende poça de sangue, não apela. É triste viajar pelo país e perceber que em cada grande cidade há um impresso pequeno que utiliza o corpo feminino como produto. É machismo disfarçado de informação.

A Imprensa Oficial do Estado vai além. Informa porque é seu dever, e cuida da informação como política pública. Para A União, o jornal também tem função educativa, como reforçou ontem, no lançamento do site, o secretário da Comunicação Institucional do Estado, Luís Tôrres.

Pautas com respeito aos direitos humanos e diversidade nas relações de gênero, da forma como apresentamos, outros jornais evitam. A crise migratória na Europa e os conflitos no Oriente Médio, também temos páginas para eles. Por não perder tempo com politicagens temos mais espaço para políticas públicas, democracia participativa, e outros temas relevantes para a cidadania.

Com tantas discussões deixadas de lado pela ‘grande’ mídia, A União ainda divulga as potencialidades da Paraíba. O que nosso povo desenvolve, o comércio, a indústria, a ciência e, principalmente, a arte paraibana com o 2º Caderno, todos os dias, e o suplemento mensal Correio das Artes.

O cuidado que se tem aqui com a informação é de cada repórter, editor, diagramador, revisor, fotógrafo, motorista, gráfico, até os gazeteiros. Cada profissional daqui se importa com o que faz, de verdade. Dá gosto. E nesse clima aproveito para agradecer a Albiege Fernandes e Gilson Renato, que confiaram em mim desde o início; meu editores, William Costa e Walter Galvão, por todos os ensinamentos; e também a todos os colegas de dentro e fora da Redação de A União, pois com eles sigo aprendendo diariamente.

Reafirmo o que disse ontem, no evento. É uma honra entrar para a história como o primeiro editor do site. Que daqui a outros 123 anos sejamos lembrados pelo momento histórico e pelo trabalho diário que desenvolvemos em respeito ao contribuinte. Feliz aniversário, A União!

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41