Acessibilidade | Contraste | ? Dúvidas Frequentes | Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colunistas > Martinho Moreira Franco > A Páscoa como ela é

Notícias

A Páscoa como ela é

Publicado na edição de 27.03.2016


Martinho Moreira Franco

Carlos Pereira de Carvalho escreveu, sábado atrasado, a crônica da Semana Santa e, quando lhe telefonei para os cumprimentos pelo texto, só faltou me pedir para escrever, neste domingo, uma crônica da Páscoa. Ainda bem que não pediu, pois, a exemplo de Dunga, que nem técnico é, eu nem cronista sou – se é que uma coisa tem a ver com a outra, deixa pra lá! Ficarei devendo mais essa ao meu amigo e ex-professor de Física no velho Liceu Paraibano.

Confesso que tentei atender por outras vias ao desejo de CPC. E naveguei em busca de uma crônica de Braga, Sabino ou Mendes Campos. Nada! Reencontrei a de Veríssimo (“Dúvidas pascais”), que é ótima, mas já foi transcrita ao menos duas vezes aqui mesmo neste espaço. Aí atirei no que vi e acertei no que não vi (calma, gente, não haverá transcrição de crônica hoje, não!): em vez de Rubem Braga, encontrei uma divertidíssima crônica de Rubem Alves glosando precisamente a de Luís Fernando Veríssimo. É uma maravilha! Naveguem que vocês encontram...

Aliás, vocês sabiam que o cronista, teólogo, educador e biógrafo Rubem Alves (1933-2914) nasceu em Boa Esperança, sul de Minas Gerais, naquele tempo chamada Dores da Boa Esperança? E que a cidade inspirou Lamartine Babo a compor a canção “Serra da Boa Esperança”, imortalizada na voz de Francisco Alves? Bem, mas essa é outra história. E como não tenho nada mais pra contar, reproduzo a seguir frases retiradas do site de humor Vigaristas, tratando da Páscoa nos dias atuais. Acho que vocês vão se divertir:

“Se a Páscoa está difícil pra você, imagine pra quem está dividindo Ovos de Páscoa em 6 vezes no cartão!”.

“60 reais por um Ovo de Páscoa? O que vem dentro? Gasolina?”

“Fui ver o preço dos Ovos de Páscoa no supermercado; acabei comprando whisky.”

“ Já vou avisando, mãe: se você não me der Ovo de Páscoa, vou dar showzinho no meio do supermercado e quem vai passa vergonha é você.”

“Queridos filhos, sobrinhos e afilhados: devido ao alto preço dos Ovos de Páscoa, serei obrigada a confessar que o Coelhinho da Páscoa não existe. Era tudo mentira da mamãe”.

“Coelhinho da Cana, o que trazes pra mim? /1 litro, 2 litros, 3 litros de Schin! /Coelhinho da Cana, o que mais você tem? /Cachaça, whisky, Smirnoff também!/ Coelhinho da Cana, tem mais opção? /Tem Brahma, tem Kaiser e Skol de litrão”.

“Antes que a bebida comece a fazer efeito, quero desejar a todos um feliz aniversário e que o Coelhinho de Natal, realize os sonhos deste Carnaval que está acabando e um 2018 repleto de realizações e Viva os Noivos!” “Minha classe social é a que espera passar a Páscoa para comprar pela metade do preço os ovos quebrados.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41