Acessibilidade | Contraste | ? Dúvidas Frequentes | Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colunistas > Opinião > História que se renova

Notícias

História que se renova

Editorial publicado na edição de 02.02.2016


A União completa hoje 123 anos. É uma marca que impõe respeito e que poucos jornais – pouquíssimos, na verdade – podem ostentar no seu frontispício. Ter acompanhado os fatos políticos e sociais do final do século 19, entre estes os primeiros passos da República Brasileira, ter conseguido atravessar os cem anos seguintes e já agora apresentar-se aos leitores nesta segunda década do século 21, tão pós-moderna, é mesmo um fato notável. Superando todas as dificuldades surgidas ao longo desta trajetória, e sempre encontrando forças para se renovar, A União é, sem favor algum, um caso muito especial da imprensa brasileira.

Como bem disse o governador Ricardo Coutinho na abertura do livro “Uma viagem no tempo”, comemorativo dos 120 anos de sua fundação, “nenhum outro veículo de comunicação no Estado experimentou tantas mudanças, noticiou tantos fatos, informou tantas gerações e se manteve incólume à corrosão política, ideológica e mercadológica”. E disse mais: “A União chega a essa invejável marca, não sem arranhões ou deslizes, mas ilesa das tramas ou interesses inconfessáveis de obscuras minorias. Avançando ou recuando, acertando ou errando, o jornal privilegiou a visibilidade, a exposição de atos e atitudes dos governantes e governados, numa busca incansável pelo bem-estar geral”.

Hoje, três anos depois desta precisa avaliação, eis que A União chega aos seus 123 anos exibindo a mesma capacidade de renovação: lançou ontem a sua mais nova versão tecnológica: o site na internet. Trata-se de um novo canal de serviços colocado à disposição de todos. E como muito bem colocou o secretário de Comunicação do Estado, jornalista Luís Tôrres, o jornal não poderia deixar de disponibilizar o seu conteúdo para o mundo online pela simples razão de que nunca se recusou a expandir a sua responsabilidade social, mantendo bem informados os paraibanos e as paraibanas, ao mesmo tempo em que sempre valorizou a arte, a cultura e as belezas da Paraíba.

O ingresso de A União no mundo virtual não é obra do acaso e muito menos do improviso. A superintendente do jornal, Albiege Fernandes, ressalta que este projeto remonta a 2011. “Naquele ano não foi possível porque existiam outras prioridades, como a renovação do parque gráfico e a aquisição de moderno maquinário. Vale dizer, melhores condições de trabalho para os funcionários”, diz a superintendente, ela mesma uma das maiores incentivadoras do projeto que hoje se consolida.

Mas a boa notícia a se dar é que quando A União aniversaria quem ganha presente é o leitor. O novo site é uma ferramenta que, além da edição diária do jornal, possibilitará ao internauta, sobretudo aos estudiosos da história da Paraíba, o acesso a informações culturais, históricas, políticas e econômicas que só ele trará. Vê-se, desde já, que para além do factual este novo canal nos remeterá a um passado que não pode ser esquecido. A versão virtual de A União surge como consequência da inovação, mas o seu papel continuará sendo o mesmo: o de bem informar a população e prestar, com responsabilidade centenária, os melhores serviços. Estamos dando um salto de qualidade! Que é novo, mas não perde os vínculos com o que de melhor produzimos no passado.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41