Notícias

Academia Paraibana de Cinema homenageia Manfredo Caldas

publicado: 27/12/2017 19h05, última modificação: 27/12/2017 19h25
1.jpg

Manfredo Caldas faleceu em novembro de 2016, aos 69 anos, em Brasília, onde residia - Foto: Divulgação

tags: manfredo caldas , apc , exibição , filme , cinema , homenagem


Anézia Nunes e Leonardo Andrade
Especial para A União

A Academia Paraibana de Cinema (APC) prepara uma extensa programação em comemoração ao 'Dia Mundial do Cinema'. O evento acontece nesta quinta-feira (28), às 19h30, na Fundação Casa de José Américo, na Avenida Cabo Branco, na capital. De início, acontece uma homenagem póstuma ao cineasta paraibano Manfredo Caldas, com explanação do professor e acadêmico João de Lima sobre a vida e a obra do homenageado, que ocupava a Cadeira 20, cujo patrono é João Ramiro Mello. Em seguida, será a vez das homenagens especiais para os acadêmicos Lúcio Villar (‘FestAruanda’), Carlos Meira Trigueiro (Fanpage da APC), Mirabeau Dias (filme 'Meu Jaguaribe'), Damião Ramos Cavalcante (apoio à APC) e Alex Santos (página da APC em A União).

A entrega do prêmio da APC 2017 e a exibição do curta 'Atrito', do diretor Diego Lima, além da exibição do curta 'Homenagem Consagradora', produção da Sociedade Brasileira de Cinema Audiovisual (Socine), também compõem a programação da noite. O filme de Diego Lima fala de uma força que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendências ao movimento. O curta foi produzido dentro do apartamento do diretor, com a sua equipe. Lúcio Villar, um dos homenageados, afirma que a solenidade é um reconhecimento à realização do festival, uma edição primorosa e com muita repercussão. Ele explica que o 'FestAruanda' é um dos mais importantes do cinema brasileiro, uma última edição histórica que deixou o cineasta lisonjeado com a lembrança.

“O reconhecimento de um festival que hoje é a principal vitrine do audiovisual na Paraíba, até por ter sido o primeiro festival. E hoje a gente vê a proliferação dos festivais que foram surgindo na esteira do Aruanda, como os festivais de Sousa, Patos, Coremas, Campina Grande e até em cidades bem menores. Gosto de ver como contribuímos com esse processo de estimulo à produção de audiovisual”, relata Lúcio.

Em entrevista ao jornal A União, o professor João de Lima fala sobre a importância da obra do cineasta Manfredo Caldas, que será o principal homenageado na noite desta quinta-feira. “A obra dele é sempre referenciada na Paraíba, além de ser uma pessoa que viveu intensamente para o cinema”, destacou Lima, acrescentando que 2017 foi um ano muito bom para o cenário do cinema paraibano e enfatiza que 2018 começa bem, devido às inserções dos filmes da Paraíba em grandes festivais.

Na Academia de Letras

A Academia Paraibana de Letras (APL) também realiza atividade cinematográfica na noite desta quinta-feira (28), com a exibição do filme ‘Feliz Natal’, com comentários de José Nunes da Costa. A trama tem a duração de 116 minutos e a classificação indicativa é de 14 anos. A sessão se inicia a partir das 18h e será gratuita. A APL fica localizada à Rua Duque de Caxias 25/37, no Centro de João Pessoa.

Segundo o presidente da APL, Damião Ramos Cavalcante, o filme relata atitudes de amor e fraternidade em meio à guerra. “É o que ocorre na Primeira Guerra Mundial, quando às proximidades do festejo natalino de uma das trincheiras se sobressai uma voz cantando ‘Noite Feliz’. A voz vai se juntando às outras, enfim, os soldados saem das suas tocas, soltam os fuzis e abraçam-se, confraternizando-se, tornando-se amigos entre si”, ressaltou. O filme expõe para o público o amor e a união, mesmo vivendo um conflito de uma guerra. “A obra nos mostra que não vale a pena guerrear”, antecipou o comentarista José Nunes da Costa em entrevista ao jornal A União. Nunes ainda destacou que o estado da Paraíba está vivendo uma nova fase e parabenizou os trabalhos dos atores paraibanos.