Notícias

Banda Planta & Raiz se apresenta nesta sexta no "Reggae a Cuca Festival"

publicado: 14/07/2017 00h05, última modificação: 14/07/2017 10h39
banda.jpg

A banda Planta & Raiz foi formada em 1998 e iniciou a carreira tocando covers de Bob Marley, Gilberto Gil e Edson Gomes - Foto: Divulgação

tags: Reggae a cuca festival , planta e raiz , reggae , joão pessoa , espaço cultural


Rodolfo Amorim -
Especial para A União

O Reggae a Cuca Festival traz a energia e a ‘vibe’ desse gênero musical a João Pessoa. O evento, que já aconteceu quatro vezes em Campina Grande, conta com a banda paulista Planta & Raiz, que celebra o 10º disco do grupo, além de divulgar o lançamento do trabalho mais recente. O Teatro de Arena do Espaço Cultural é o local desse encontro, que contará também com as bandas Parahyba Ska Jazz Foundation, Datura Reggae, Trindade Dub e Radiola Jamaicana. O horário é às 19h e os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

No show de hoje, a banda Planta & Raiz relembra o sucesso do álbum “Segue em Frente” (2015). Com sete faixas gravadas em parceria com artistas como Ivo Mozart, Marcelo Mira, Marceleza e Tato Cruz do Falamansa. Formada pelo vocalista Zeider, os guitarristas Franja e Fernandinho, o baixista Samambaia e Juliano, na bateria e percussão, o grupo ainda apresentará no repertório os sucessos da carreira, entre eles, “Desde as Estrelas” e “Free World”.

Um dos guitarristas, e também vocalista da banda, Fernandinho, disse que além dessas canções mais antigas, irão cantar músicas mais recentes, do novo disco, para que a galera possa ir se familiarizando e aprendendo as letras. O novo CD, intitulado “Exército Delirante” será lançado na primeira semana de agosto. Para antecipar, a música de trabalho já está disponível há um tempo, “A Filha do Leão” pode ser ouvida nas principais plataformas musicais. Diferente do disco anterior, a proposta do novo álbum se constitui com a presença do produtor Daniel Ganjaman.
“A diferença entre o outro trabalho e este é que no anterior a própria banda produziu o disco, de forma independente, poder contar com o Daniel nesse trabalho foi muito bacana”, contou o músico.

Aqui na Paraíba, Fernandinho lembrou que já tocou muito no Cabo Branco, e acrescentou ainda que o público da Paraíba é enérgico. “Tocar em João Pessoa traz uma ‘vibe’ muito boa para o Planta & Raiz, para a nossa alma, pois acredito que o reggae deixa o povo mais feliz e a gente também, pois é uma filosofia que já proporciona isso naturalmente”, enfatizou.

Outras bandas participam da programação

A Parahyba Ska Jazz Foudation foi criada em 2014, seu estilo lembra o SKA jamaicano, porém, com a essência do jazz fusion. Os metais fortes marcam o grupo instrumental que se destaca também pela jam session improvisada entre as músicas. No repertório, a prioridade é para músicas autorais e grandes clássicos do jazz e do reggae, como ‘Cantaloup Island’ de Herbie Hancock e ‘One Drop’ de Bob Marley, todas tocadas em ska-jazz.

A banda Datura Raggae traz, em sua essência, as raízes da música reggae, no entanto, esse festival é um momento importante no trabalho deles. Criada em 2006, fazem músicas autorais e com letras que refletem as vivências na cidade e a realidade sociocultural em que o grupo está inserido. A banda é formada pelos irmãos Davi e Rafael Gabinio (vocalista), pelos guitarristas Alex Gabinio e Alisson Jorge, pelo baixista Hiwry Taniguchi e, por fim, o percussionista Alisson Almeida.

Além destas, o público pode se deparar com o som da Radiola Jamaicana, banda que mescla projeção visual do VJ Metralha, com participação de Denys Ras, o DJ Etnia perpassa, em seu repertório, pelos clássicos do reggae e da world music. O encontro dessas bandas garante um festival que reggae a cuca de todos.