Notícias

Começa neste sábado o Festival de Monólogos Femininos, em JP

publicado: 19/05/2018 00h05, última modificação: 19/05/2018 13h51
MEDÉIAS.jpg

'Medéias’, com Andréia Vargas, Sofia Roques, Luana Reis e Raíssala Bezerra e ‘Kamí’, com Camila Ucho, também fazem parte da programação - Foto: Divulgação

tags: mulheres , monólogos , festival


Jãmarrí Nogueira

Onze espetáculos protagonizados por mulheres. Apenas mulheres em cena. Só mulheres! Esse empoderamento cênico pode ser visto, deste sábado, 19, até o próximo dia 24, no teatro Lima Penante (avenida João Machado, 67, Centro, telefone 3221-5835), em João Pessoa, dentro da programação do I Festival de Monólogos Femininos, com peças da Paraíba, Pernambuco e Sergipe. As atrizes Mônica Macêdo e Zezita Matos são as homenageadas do festival.

A programação terá duas apresentações diárias, conforme Fabíola Ataíde, organizadora do evento e integrante  e produtora cultural do Núcleo de Teatro Universitário, da UFPB.  As apresentações em espaços alternativos será às 19h, com entrada gratuita. Já as apresentações no palco do teatro, ainda conforme Fabíola, começam às 20h, diariamente, e custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Programação conta com os seguintes monólogos: ‘Alumiação’, com Raquel Apolinário; ‘Violetas’, com Mayra Montenegro; ‘Medeias’, com Andréia Vargas, Sofia Roque, Luana Reis e Raíssala Bezerra;  ‘Outubros’, com Dudha Moreira; ‘Como as galinhas’, com Vanessa Sueidy; ‘Razão para ficar’, com Ana Marinho; ‘Sobre a morte e o morrer’, com Carmem Alves;  ‘Maria’, com Mônica Macêdo; ‘Kami’ , com Camila Uchoa;  ‘Senhora dos restos’, com Isabel Santos; Dicure Produções, Aracaju, SE (Teatro Lima Penante); e ‘Travessia’, com Kassandra Brandão.

“Recebo qualquer homenagem com a responsabilidade de me comprometer a fazer sempre melhor a arte de ser atriz/educadora , o que escolhi como profissão. São estas as artes que venho buscando ao longo de meio século , numa aprendizagem contínua , respeitando e aprimorando como forma de contribuir com o meu entorno social”, disse a atriz Zezita Matos, homenageada pelo festival. Infelizmente, Zezita não poderá mostrar seu solo ‘Brevidades’.

O final de semana terá quatro espetáculos no I Festival de Monólogos Femininos: ‘Alumiação’, com Raquel Apolinário; ‘Violetas’, com Mayra Montenegro; ‘Medeias’, com Andréia Vargas , Sofia Roque, Luana Reis e Raíssala Bezerra; e ‘Outubros’, com Dudha Moreira.

“Outubros’ foi apresentado na Mostra Feminina de Teatro, realizada pelo Governo do Estado (através da Funesc). Mas, engana-se quem pensa que o espetáculo não é mutante. “A cada apresentação algo novo se descobre e algo a mais é encaixado no texto, com o passar dos dias começa a se ter um melhor aperfeiçoamento, bem como o empoderamento do texto, das nuances etc”, disse a atriz Dudha Moreira

Ela disse haver uma ligação muito forte entre ela, o texto e seus pais. Dudha relembra que a estreia do monólogo ainda foi sob o luto da mote da mãe. “Mas serviu como catarse, sofri muito no início, mas depois foi como um bálsamo, aliviou e me fez expurgar os sentimentos, as dores”.

A atriz acredita que esse festival é um impulso e um incentivo para que mais mulheres se engajem na cena teatral, e que sigam tanto no palco interpretando quanto na direção e na produção das artes cênicas. ‘Outubros’ poderá ser visto no domingo, a partir das 20h.

Programação

Dia 19 de maio - Sábado
19h - “Alumiação” , Raquel Apolinário, Cia Borandá, João Pessoa, PB (espaço alternativo)
20h - “Violetas” , Mayra Montenegro, Cia Violetas de Teatro, João Pessoa, PB (Teatro Lima Penante)

Dia 20 de maio – Domingo
19h - Medéias, Andréia Vargas , Sofia Roque, Luana Reis e Raíssala Bezerra.-Mostra Paralela - Bacharelado em Teatro da UFPB. João Pessoa, PB
20h - “Outubros” , Dudha Moreira, Grupo de Teatro Os Fodidário, João Pessoa, PB (Teatro Lima Penante)

 
Dia 21 de maio - Segunda
19h - “Como as Galinhas” , Vanessa Sueidy, Recife, PE(espaço alternativo)
20h - “Razão para ficar” , Ana Marinho, Grupo de Teatro OsFodidário, João Pessoa, PB (Teatro Lima Penante)

Dia 22 de maio - Terça
19h - “Sobre a morte e o morrer” , Carmem Alves, Recife, PE (espaço alternativo)
20h - “Maria” , Ensaio aberto, Mônica Macêdo, João Pessoa, PB (Teatro Lima
Penante)
 
Dia 23 de maio - Quarta
19h - “Kami” , Camila Uchoa, Recife, PE (espaço alternativo)
20h - “Senhora dos Restos”, Isabel Santos,  Dicure Produções, Aracaju, SE (Teatro Lima Penante)
 
Dia 24 de maio - Quinta
19h – “Medéias”, Andréia Vargas , Sofia Roque, Luana Reis e Raíssala Bezerra.-Mostra Paralela - Bacharelado em
Teatro da UFPB. João Pessoa, PB
20h - “Travessia” ,Kassandra Brandão, Grupo Graxa, João Pessoa, PB (Teatro Lima Penante)
21h - Encerramernto