Filme ‘Ambiente Familiar’ está sendo rodado na Paraíba

publicado: 28/11/2017 23h05, última modificação: 28/11/2017 23h27
1.jpg

Bastidores das gravações realizadas no Centro Histórico de João Pessoa - Foto: Milena Medeiros

tags: torqueto joel , ambiente familiar , gravações na paraíba , cinema

Guilherme Cabral

“É uma experiência impressionante e impactante para mim. É uma coisa mágica, instigante”. A confissão foi feita para o jornal A União pelo cineasta paraibano Torquato Joel, ao falar sobre como está sendo a rotina de estar produzindo só agora, em mais de duas décadas de carreira - período durante o qual realizou 11 curtas - seu primeiro longa-metragem, intitulado 'Ambiente Familiar', cujas filmagens incluem locações em quatro municípios do estado e serão encerradas no próximo dia 11 de dezembro, na cidade de João Pessoa.

Nesta terça-feira (28), por exemplo, cenas foram rodadas em uma casa localizada no Bairro de Intermares, em Cabedelo. Além de dirigir, ele também assina o roteiro, que considera bem atual, por enfocar uma reflexão sobre os novos arranjos que se registram na família tradicional brasileira e as relações pessoais entre os membros que a compõem. O gênero do filme é de ficção, mas baseado em personagens reais, a atriz Marcélia Cartaxo integra o elenco e o lançamento está previsto para o mês de julho ou em agosto de 2018.

Torquato Joel admitiu estar ciente do encargo que assumiu ao resolver produzir o seu primeiro longa-metragem. “A vida é feita de desafios. O filme mais longo que eu já tinha rodado durou seis dias de filmagens e este que faço, agora, vai levar um mês e dez dias de filmagens. Mas, durante um ano e meio de convivência de amizade com três rapazes, nos quais me inspirei, me veio a vontade para escrever o roteiro de um filme impressionante que é o 'Ambiente Familiar'. A ideia aconteceu”, comentou ele, salientando que a trama não tem protagonistas principais, pois são atores e atrizes da cena paraibana. “Destaco, também, o elenco mirim, formado por três crianças. Duas delas foram selecionadas nos Colégios Polígono e IPI. A outra, a terceira, já havia atuado no filme 'Beiço de Estrada', longa do diretor cajazeirense Eliézer Rolim e que ainda será lançado. É uma criança que tem talento”, disse o cineasta.

O primeiro longa de Torquato Joel é produzido pela Extrato de Cinema, cuja sede se localiza na Paraíba, contando com financiamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine), por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), e do Edital Walfredo Rodrigues, da Funjope. “O roteiro é inspirado na vida de três rapazes que constituem família sem vínculos sexuais e consanguíneos. Vamos mostrar como, por meio da memória e dos traumas que sofreram, chegaram a formar uma família. É um filme bem atual, porque trata dos novos arranjos familiares. Mas, sobretudo, o filme mostrará o imaginário nordestino através desses rapazes, dos quais uma das mães se chama Nena, que é interpretada por Marcélia Cartaxo”, disse o cineasta paraibano, que é natural do município de Sousa, localizado na região do Alto Sertão paraibano, mas reside na capital do estado desde os quatro anos de idade.

As filmagens de 'Ambiente Familiar' foram iniciadas no dia 6 de novembro. Além de João Pessoa, onde cenas foram gravadas no Centro Histórico e na Praia do Bessa, as locações ainda incluem trechos da orla do Litoral Sul - Tambaba e Tabatinga - e, também, nas cidades de Guarabira e Bananeiras. "É importante ressaltar que a realização do meu longa-metragem vem contribuindo para movimentar e fortalecer a economia e a renda, pois inclui hospedagens, transporte e até costureiras e músicos. No total, são 150 pessoas envolvidas, entre elenco e equipe técnica”, disse Torquato Joel.