Orquestra Sinfônica da Paraíba dá início à temporada 2016

publicado: 12/05/2016 00h05, última modificação: 12/05/2016 07h43
ospb.jpg

OSPB pretende realizar atividades beneficentes e de cunho social, levando a música instrumental de orquestra às comunidades - Foto: Divulgação

tags: Orquestra Sinfônica da Paraíba , Espaço Cultural

Guilherme Cabral

"Com energia e disposição”. É assim, conforme garantiu para o jornal A União o maestro titular Luiz Carlos Durier, que a Orquestra Sinfônica da Paraíba vai abrir a temporada 2016 de apresentações. A propósito, sob sua regência - e com solo do violinista André Araújo de Souza -, o primeiro concerto oficial acontece hoje, a partir das 20h30, na Sala Maestro José Siqueira, instalada no Espaço Cultural José Lins do Rego, localizada em João Pessoa. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia entrada). “Os destaques são as músicas ‘Abertura Cubana’, do compositor norte-americano George Gershwin, e o ‘Bolero’, de Ravel, que já é um ícone, um símbolo na Paraíba, pois todos conhecem e admiram”, comentou ele, aproveitando para antecipar, ainda, que a Orquestra tem novidades, a exemplo da retomada dos concertos didáticos e a implementação, até o final deste ano, da realização do projeto de apresentações em igrejas nos bairros da capital, este ora em fase de elaboração.

A propósito, a exemplo das temporadas anteriores, a que se inicia hoje tem uma novidade no programa. Trata-se da obra ‘Abertura Cubana’, do compositor norte-americano George Gershwin (1898 - 1937). “Será tocada pela primeira vez em solo paraibano”, destacou Luiz Carlos Durier. “Com isso, trazemos algo novo e interessante para o público, pois é uma obra alegre e cujo objetivo é levar as pessoas a ampliarem os seus conhecimentos e apreciação musical e, também, até para os próprios músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), que têm o desafio de entrar em contato com outras linguagens e estéticas”, disse o regente, antecipando que o concerto será encerrado com ‘Bolero’, de Maurice Ravel (1875-1937).

De acordo com o programa divulgado pela OSPB, o concerto de hoje será aberto com a marcha húngara ‘Rakoczy’, de Hector Berlioz (1803-1869), seguida de meditação da ‘Ópera Thais’, de Jules Massenet (1842-1912), com solo do violinista paraibano - natural de João Pessoa - André Araújo de Souza. O público ainda ouvirá, nesta noite, a ‘Abertura Cubana’, de George Gershwin (1898-1937), a ‘Sinfonia nº 4 em Lá Maior, Op. 90 “Italiana” em Allegro vivace / Andante con moto / Con moto moderato / Saltarello – Presto’, de Felix Mendelssohn (1809-1847), e, fechando o repertório, o ‘Bolero’, de Ravel.

Durier ainda destacou que a retomada dos concertos didáticos gratuitos pela OSPB também acontece a partir de hoje, às 9h, na mesma Sala Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, para o qual foram convidados pacientes do complexo Juliano Moreira que participam do projeto Beija-Flor, além de alunos da Escola Especial de Música Juarez Johnson - que atende a crianças e jovens com deficiência - e da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro. Essa atividade - que também será direcionada para estudantes, crianças e adolescentes do ensino público e privado - ocorrerá sempre na manhã, que é o período dos ensaios, das datas das apresentações oficiais da Orquestra Sinfônica da Paraíba e cujo objetivo é a formação de público e facilitar o acesso à música sinfônica pois, na ocasião, o maestro explica como funciona a Orquestra, fala sobre as peças executadas e os alunos podem interagir com os músicos formulando perguntas.

“Os concertos didáticos são um compromisso da OSPB com a sociedade. Esse trabalho é uma função social da Orquestra e tem o intuito de divulgar a música sinfônica e clássica, bem como fazer com que o jovem tenha uma visão maior de mundo e passe a apreciar a arte no seu repertório de conhecimento”, comentou o maestro Durier, lembrando ser a orientação para as escolas que desejam participar do contato que devem manter com a administração da Orquestra Sinfônica da Paraíba para agendar a presença. Ele ainda ressaltou que, nesta nova temporada, o grupo volta a realizar duas apresentações por mês, com regentes e solistas convidados. A propósito, os próximos concertos já estão marcados: o da OSPB em dois de junho e os da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) nos dias 26 de maio e 16 de junho.

Ao longo da temporada 2016, a OSPB pretende realizar atividades beneficentes e de cunho social, levando a música instrumental de orquestra às comunidades mais distantes do Espaço Cultural, instituição a qual é vinculada. Nesse sentido, um dos projetos é manter contato com a Arquidiocese da Paraíba com o objetivo de, numa ação em parceria, agendar realização de concertos em igrejas localizadas, a princípio, na cidade de João Pessoa que comportem, durante as apresentações, a formação completa da OSPB, que é integrada por 70 músicos.