Notícias

OSPB realiza concerto hoje no bairro de Cruz das Armas

publicado: 06/09/2017 00h05, última modificação: 06/09/2017 07h56
Pág 12A - Projeto OSPB nos Bairros - Igreja São Francisco - Foto - Thercles Silva - Funesc (2).jpg

A Orquestra Sinfônica da Paraíba estará acompanhada do Coro Sinfônico no evento que acontece na noite de hoje - Foto: Thercles Silva

tags: ospb , cruz das armas


Guilherme Cabral

Após uma ausência de 17 anos, época em que se apresentou no local pela primeira vez regendo o mesmo grupo, o maestro titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Luiz Carlos Durier, retorna nesta quarta-feira (6) - véspera do feriado nacional de 7 de setembro, data da Proclamação da Independência do Brasil, que ocorreu em 1822 - para a Igreja São José Operário, localizada no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, onde, sob a sua batuta, comanda, a partir das 20h, mais um concerto que integra a programação do Projeto OSPB nos Bairros. Durante o evento, o Coro Sinfônico da Paraíba vai participar executando duas obras do repertório: “Jesus, Alegria dos Homens”, de Johann Sebastian Bach (1675 – 1750), e “Alelluia”, do Oratório “O Messias”, de Georg Friedrich Haendel (1685 – 1759), ambos compositores alemães. A entrada é gratuita para o público.

“A minha expectativa é boa, pois considero uma relação diferente, já que retornarei para a Igreja São José Operário, em Cruz das Armas, depois de tantos anos passados, quando apresentei um repertório de MPB. Mas agora, desta vez, será um programa sacro e universal, condizente com o ambiente espiritual”, comentou o regente paraibano Luiz Carlos Durier. O maestro também observou que se sente feliz com esse retorno ao local porque o Projeto OSPB nos Bairros ainda cumpre a função de dar outro tipo de utilização a esse espaço. “O público fica num misto de curiosidade e expectativa, por ser algo diferente. E, com isso, a Orquestra promove lazer e mostra que tem valor e é um bem cultural da cidade e do Estado”, disse ele, acrescentando que a Orquestra Sinfônica da Paraíba tem recebido muitas solicitações para concertos pelas comunidades, antecipando que, para a temporada 2018, deverão ser oito os locais escolhidos, a exemplo dos bairros 13 de Maio e Mandacaru, ambos localizados na capital. Durante este ano, várias locais já receberam a Orquestra, a exemplo da Igreja de São Francisco, visitada no dia 24 de agosto passado.

Na apresentação de hoje, que é o 11º concerto oficial da temporada 2017, a Orquestra Sinfônica da Paraíba ainda vai executar um repertório que inclui música armorial, espanhola e uma sinfonia de Mozart. Nesse sentido, a primeira composição que o público ouvirá se intitula “Três Peças Nordestinas”, autoria do arranjador, pianista e regente pernambucano Clóvis Pereira. Em seguida, os músicos executarão “Crepúsculo”, do maestro paraibano - natural do município de Conceição, no Alto Sertão do Estado - José Siqueira (1907 – 1985).

A apresentação ainda inclui as seguintes composições: a “Sinfonia n.10 em Sol Maior, K. 74”, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791); “Capricho Catalão” e “Tango”, ambas do espanhol Isaac Albéniz (1860 – 1909), além de “Original Rags – Ragtime”, do norte-americano Scott Joplin (1868 – 1917). No entanto, para encerrar o concerto, 40 integrantes do Coro Sinfônico da Paraíba vão executar a “Cantata n. 147 – Jesus, Alegria dos Homens”, de J. S. Bach (1675 – 1750), e “Allelluia”, do Oratório “O Messias”, de G. F. Haendel (1685 – 1759).