Notícias

OSUFPB apresenta obras de Mozart em concerto desta 6ª-feira

publicado: 11/05/2018 00h05, última modificação: 11/05/2018 09h30
Ravi Shankar.jpg

O professor de oboé e maestro Ravi Shankar fez a orientação artísticas dos músicos para o programa desta sexta - Foto: Divulgação

tags: osufpb , concerto , orquestra , mozart


Guilherme Cabral

Duas obras compostas pelo austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) integram o programa do concerto da Série Philipeia que a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba realiza nesta sexta-feira, 11 de maio, a partir das 20h, no Centro Cultural São Francisco, localizado na cidade de João Pessoa. As peças são intituladas de ‘Serenata em Dó menor K. 388’ e ‘Serenata em Mi bemol Maior k. 375’, que serão executadas por uma formação de oito instrumentistas de sopro, os quais são estudantes do Departamento de Música (Demus) da própria instituição e colaboradores da OSUFPB. A entrada é gratuita para o público.

“A escolha de Mozart se deu pelo próprio princípio da Série Philipeia, que privilegia obras de autores do período clássico. Mas também tem o objetivo de apresentar ao público peças que não são muito executadas, além de resgatar composições de grandes compositores para as novas gerações”, disse para o jornal A União o professor de oboé do Departamento de Música da UFPB e maestro, Ravi Shankar, que fez a orientação artística dos músicos que vão executar o programa do concerto desta sexta-feira (11).

A apresentação será aberta com a execução da ‘Serenata em Dó menor K. 388’, que tem os seguintes andamentos: Allegro, Andante, Menuetto e Allegro. E, em seguida, a formação de músicos de sopros tocará a ‘Serenata em Mi bemol Maior k. 375’, cujos graus de velocidade do compasso são o Allegro maestoso, Menuetto, Adagio, Menuetto e Finale: Allegro.

Ambas serenatas de Mozart serão executadas por músicos de sopros ligados ao Departamento de Música da UFPB porque, por meio dessa iniciativa, a OSUFPB honra o princípio pedagógico que mantém de levar ao público sonoridades que transcendem o que a própria Orquestra pode mostrar em sua formação original, que é integrada apenas por naipe de cordas com 21 músicos efetivos do quadro da Universidade Federal da Paraíba.