Notícias

Programa Espaço Cultural tem tributo ao reggae paraibano e entrevista com Xisto Medeiros

publicado: 10/06/2021 08h46, última modificação: 10/06/2021 08h46
xisto.jpeg

tags: programa espaço cultural , tributo , reggae paraibano , xisto medeiros

O programa Espaço Cultural desta quinta-feira (10) traz três blocos dedicados à produção de reggae na Paraíba. O último bloco reserva, ainda, uma entrevista com o músico, cantor e compositor Xisto Medeiros, integrante do Quinteto da Paraíba. Editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, programa realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) vai das 22h à meia-noite, somente com música da Paraíba, na Rádio Tabajara FM (105,5).

O primeiro bloco contará com músicas de Chico César, banda Os Eloquentes, Herbert Vianna e Seu Pereira. Também banda Pé de Coco, Adeildo Vieira, Val Donato e Beto Cabeça. No segundo bloco, ‘pedras’ de Geração Rasta, Emboscada, Parahyba Ska Jazz Foundation e Totonho e os Cabra, além de Denys ras, Didi Machado e banda Reggaear.

O terceiro bloco segue com a homenagem à produção de reggae na Paraíba. A playlist contará com música da Ambrosina Reggae Band (com participação de Fausi Beydoun, vocalista da banda Tribo de Jah), Ela Ramalho e banda Datura Reggae. Ainda Déo Nunes, Febuk e as bandas Digzin e Brasílica Dubs.

No quarto e último bloco, o jornalista Jãmarrí Nogueira vai entrevistar o músico, professor, cantor e compositor paraibano Xisto Medeiros, integrante do Quinteto da Paraíba. Xisto vai falar sobre os projetos virtuais que tem desenvolvido nessa fase de pandemia e também sobre o processo de composição. Nesse bloco, a playlist reunirá canções de Xisto.

O programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba - pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

Xisto Medeiros – Natural de Patos, no Sertão do Estado, Xisto carrega a arte no sangue e pertence à terceira geração de músicos da família Medeiros. Iniciou os estudos na área sob a orientação do tio, João Linhares, e do professor Hector Rossi. 

Tornou-se contrabaixista, arranjador, compositor e produtor e acumulou uma série de vivências, dividindo o palco, tocando e gravando com nomes como Nelson Ayres, Carlos Malta, Toninho Ferragutti, Sivuca, Maestro Moacir Santos, Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Elomar, Xangai, Antônio Nóbrega, Totonho, Arnaldo Antunes, Sandra de Sá, Zélia Duncan, Ana Carolina, Cátia de França, Vital Farias, Orquestra Armorial, entre outros.

Em 2010, lançou seu primeiro CD solo, “Prana”, com canções suas e de parceiros como Lúcio Lins, Hildeberto Barbosa Filho, Zé Lins do Rego, Astier Basílio, Acilino Madeira, Pedro Osmar e Edônio Alves. Seu CD recebeu importantes críticas no meio musical, tanto pela qualidade poética das letras, quanto pela qualidade sonora dos arranjos bem trabalhados e definidos. Já em 2013, lançou o “Black Xistus”, também muito aplaudido no cenário musical paraibano.

Atualmente, Xisto Medeiros é professor de contrabaixo elétrico e acústico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e dos grupos Quinteto da Paraíba, JPSax e Quarteto de Baixo Elétrico da Paraíba (Paraibass).