Quarteto Pequeña Venecia é atração de julho do projeto Música do Mundo

publicado: 28/06/2016 08h58, última modificação: 28/06/2016 08h58
prima musicos da venezuela foto vanilvaldo ferreira secom pb (33).JPG

O projeto é uma ação promovida pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) - Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

tags: pequeña venecia , prima , funesc

O Quarteto Pequeña Venecia se apresenta nesta sexta-feira (1º) na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O concerto faz parte da edição de julho do Projeto Música do Mundo, e vai presentear o público com composições de Franz Joseph Haydn, considerado o pai da sinfonia, além de Juan Bautista Plaza, Jenaro Prieto e Carlos Gardel. Os ingressos da apresentação, que vai acontecer às 21h, custam R$ 5 e R$ 10.

O concerto é uma oportunidade de o Governo do Estado apresentar à comunidade o trabalho do Quarteto Pequeña Venecia, que chegou à Paraíba no fim de maio para qualificar e compartilhar experiência com os alunos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima). O grupo foi formado pelo El Sistema – um sistema de orquestras que existe há 41 anos na Venezuela com foco na inclusão social por meio da música clássica, assim como o Prima.

Durante ensaio, o violinista Manuel David falou da expectativa para a apresentação. “A música inclui – inclusão que significa união. Então, estamos muito contentes pela oportunidade que nos foi dada para trabalhar com esse intuito aqui na Paraíba. No concerto de julho o público terá a oportunidade de conhecer o nosso trabalho”, disse.

Além de Manuel David, o Quarteto Pequeña Venecia tem a seguinte formação: Manuel Alfredo Barrios (também violino), Carolina Quero (viola) e Radnier Vargas (violoncelo). Em sua passagem pelo Estado, o grupo realiza concertos nas comunidades onde há atuação do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), além de masterclasses para professores e alunos, visitas mensais a todos os polos de ensino, imersão e preparação de concertos semestrais.

Música do Mundo

O projeto é uma ação promovida pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que tem como objetivo a valorização dos artistas e da música contemporânea. A cada edição, artistas paraibanos e de outros países ocupam o palco da Sala de Concertos. O lançamento aconteceu em agosto de 2015. Uma das características do projeto é o preço popular do ingresso, de forma a permitir ao público acesso às atrações de qualidade internacional.

Data: 1º de julho (Sexta-feira)

Hora: 21h

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Preço: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)