Notícias

Cendac debate igualdade de gênero e diversidade

publicado: 01/11/2017 22h05, última modificação: 01/11/2017 22h26
7.jpg

Professor Dimas Lucena debateu com os jovens sobre gênero, diversidade, educação e cidadania - Foto: Secom-PB

tags: cendac , igualdade de gênero , debate


Andreia Verdélio

Repórter da Agência Brasil

Cerca de cem alunos de 16 escolas estaduais da Paraíba participaram nesta quarta-feira (1º) do seminário 'Dialogando com o gênero: diversidade, igualdade e educação', promovido pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), na Escola Técnica Estadual João Pereira Gomes Filho, localizada no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Eles fazem parte de comissões que vão atuar de maneira educativa no combate à violência de gênero. O seminário faz parte do projeto 'A educação no enfrentamento à violência de gêneros nas escolas da Paraíba'. O evento contou também com a participação de professores, gestores e técnicos escolares. A abertura foi realizada pela presidente do Cendac, Valquíria Alencar. “Esse é um momento muito importante para todos nós que realizamos este projeto e mostra a importância da educação para a construção de uma cultura de paz e pela igualdade de gênero nas escolas”, afirmou.

O professor e doutor em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Dimas Lucena debateu com os jovens sobre diversidade, gênero, educação e cidadania. “A educação possui um papel fundamental para a construção da cidadania e de uma sociedade sem muros, uma sociedade que respeite a diversidade, as mulheres, os negros, que combata o ódio e a discriminação, construindo pontes para a consolidação de uma sociedade cada vez mais democrática”, ressaltou o professor. Para a estudante Sofia Brito, de 15 anos, aluna da Escola Técnica em Mangabeira, “o projeto realizado pelo Cendac vem para nos fazer refletir e promover a troca de conhecimentos e experiências”, afirmou.

Ainda na programação, os estudantes conheceram como vão realizar a mostra 'Mulheres Inspiradoras', que vai visibilizar a história de mulheres paraibanas na política, artes, cidadania e ativismo e educação, que está prevista para acontecer nos próximos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. A presidente do Cendac, Valquiria Alencar, explicou aos alunos como devem fazer a pesquisa para montar a exposição. “Vocês vão contar com o apoio do artista plástico Nai Gomes, que vai utilizar alternativas criativas para que vocês apresentem a história dessas paraibanas”, informou.