Idosos participam de atividades culturais no CSU de Mandacaru

publicado: 25/10/2018 09h37, última modificação: 25/10/2018 09h37
24-10-18 Anos 60 Festa de Arromba no CSU de Mandacaru Foto-Alberto Machado  (19).JPG

Evento foi focado nos anos 1960 e trouxe como reflexão o resgate dos principais fatos que marcaram aquela época - Foto: Alberto Machado/Secom-PB

tags: idosos , terceira idade , mandacaru , csu

Os idosos do Centro Social Urbano de Mandacaru, em João Pessoa, participaram, nessa quarta-feira (24), de mais uma ação alusiva ao mês do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. Intitulado ‘Festa de Arromba’, foi um encontro animado e cheio de energia entre vários idosos que frequentam diariamente as atividades dos Centros Sociais Urbanos da capital paraibana.

O evento foi focado nos anos 1960 e trouxe como reflexão o resgate dos principais fatos que marcaram aquela época, como os movimentos de luta, música, o registro da chegada do homem à lua. Tudo com brincadeiras e apresentações culturais.

De acordo com Suenia Barbosa, coordenadora do CSU, esses encontros festivos são fundamentais para a saúde física e mental dos participantes. “Me sinto realizada em contribuir com a SEDH para que esses eventos aconteçam. Vejo em cada olhar a felicidade deles em participar. Essa dinâmica de interagir com outros grupos se torna importante para eles. São atividades que fazem eles se sentirem cheios de vontade de viver”, afirmou

A pedagoga Edna Maria Costa, que convive com o grupo de teatro há mais de um ano, declarou emocionada o quanto tem sido gratificante para ela ver a evolução deles. “Estamos aqui com o intuito de trazer para os idosos algo que expresse prazer e superação, sobretudo, um modo de evidenciar momentos marcantes da vida, com harmonia e muita leveza. Essa atividade não teria acontecido se não tivesse a compreensão e sabedoria dos idosos e a parceria de Luiza Barcy [arte educadora]”, afirmou Edna Costa.

Maria das Neves, de 72 anos, participante do CICA (Centro Integrado de Cruz das Armas), falou com entusiasmo do que assistiu. “Eu amei tudo, muito bonito, sou muito feliz em participar de uma tarde com tanta emoção, me fez lembrar de coisas que vivi”, comentou.

Raimunda Maria Alves, 73 anos, integrante do grupo teatral, compartilhou a realização de fazer parte desse universo. “Foi muito bom porque a gente viveu um passado que estava adormecido.  Aqui me sinto outra pessoa, me sinto viva, me renovo todas as vezes que participo de brincadeiras, passeios. Estou feliz demais”, comemorou.

Essa foi uma ação do Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e em parceria com a ANDRAE – Associação Nordestina de Resgate Administração de Emergências.