Maternidade Frei Damião recebe título de "Hospital Amigo da Mulher"

publicado: 08/07/2017 00h05, última modificação: 08/07/2017 10h00
premio-dr-pinotti-f-mrusso (4).jpg

A comenda foi concedida à casa de saúde pela Câmara dos Deputados, por intermédio do deputado federal Luiz Couto (PT) - Foto: Marcos Russo

tags: maternidade frei damião , hospital amigo da mulher , luiz couto , joão pessoa , título

Em reconhecimento aos trabalhos e ações pela universalização do acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher, a Maternidade Frei Damião, que compõe a rede estadual de saúde, recebeu, na tarde dessa sexta (7) o Diploma de Menção Honrosa – Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido pela Câmara dos Deputados, por intermédio do deputado federal Luiz Couto (PT). A honraria foi entregue pelo parlamentar à diretora da Maternidade Frei Damião, Ana Márcia Fernandes, durante solenidade que ocorreu no auditório da própria unidade de saúde.

Participaram da solenidade a secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, a deputada estadual Estela Bezerra, a diretora administrativa, Morgana Queiroga, o diretor clínico, Bruno Leandro, além da diretora geral do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro, do presidente da Sociedade Paraibana de Ginecologia e Obstetrícia (Sogopa), o ginecologista Roberto Magliano de Morais, e funcionários da maternidade.

A secretária Claudia Veras destacou que “o diploma não é apenas um reconhecimento da relevância que tem a maternidade para o Estado, mas também do esforço que o Governo da Paraíba tem feito para assegurar o direito da população de ter acesso a serviços de saúde de qualidade, cumprindo rigorosamente o que é determinado pela constituição, a exemplo, investindo um determinado percentual de recursos próprios financeiros para as políticas de saúde, em serviços e regiões onde a população necessita”.

Já o deputado Luiz Couto ressaltou que a unidade de saúde é referência para a população. “As mulheres são atendidas com humanização, respeito, cuidado e amor. Esse diploma é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição, por todos os profissionais que a compõem, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e que se dedicam diariamente para assegurar de fato, uma saúde de qualidade, para as mulheres que vêm à procura do serviço”, reforçou.

A diretora da Maternidade Frei Damião, Ana Márcia, falou da satisfação da instituição receber a honraria: “É muito gratificante presenciar esse momento, na verdade esse título vem coroar o trabalho da unidade, que é realizado com muito empenho por todos os profissionais e que têm o objetivo de ofertar um atendimento e uma assistência de qualidade, para as mulheres paraibanas. Apesar dos cortes financeiros que todos os estados vivenciam, o Governo da Paraíba e a Secretaria de Estado da Saúde não medem esforços, no sentido de continuar mantendo os repasses feitos às instituições, especialmente de saúde, adotando como uma das prioridades na saúde o combate à mortalidade materna e, nesse sentido, o trabalho vem sendo realizado”.

A deputada Estela Bezerra destacou que o reconhecimento veio em um momento ideal. “A maternidade está crescendo na construção de um lugar cada dia melhor para as mulheres. Esse prêmio se refere à qualidade da assistência a saúde da mulher, então esse trabalho deve ser mantido e melhorado a cada dia”, pontuou.