Notícias

Polícia prende em flagrante empresário do ramo de joias em JP

publicado: 23/10/2017 00h17, última modificação: 23/10/2017 00h17
empresário-jóias.jpg

A polícia chegou até ao suspeito quando investigava as denúncias feitas por sete vítimas - Foto: Divulgação

tags: prisão , empresários , empresário , golpe , joias , polícia civil


Redação com Secom-PB

Uma ação conjunta das Delegacias de Defraudações e Falsificações (DDF) e Roubos e Furtos de Veículos (DRFVC) de João Pessoa prendeu em flagrante, na manhã da sexta-feira (20), o empresário João Batista Cândido de Souza, 52 anos. Ele é suspeito de negociar joias de forma criminosa e de desviar mais de R$ 200 mil com a prática do golpe. As investigações mostram que o empresário lesou mais de 20 vítimas só na capital.

A polícia chegou até ao suspeito quando investigava as denúncias feitas por sete vítimas. Elas procuram a Delegacia informando que compraram joias a João Batista que tinha uma loja no subsolo de um shopping no Bairro de Manaíra, na capital, e que ele não entregou nos prazos determinados, alegando atraso dos fornecedores. Depois de algumas tentativas frustradas de receber as joias ou reaver o dinheiro pago ao empresário, as pessoas desconfiaram que estavam sendo vítimas de um golpe.

Para fugir dos clientes, o empresário fechou a loja no shopping e alugou outra em um empresarial no Retão de Manaíra. “Durante três meses, João Batista enganou as pessoas negociando joias e usando o dinheiro das vítimas para pagar dívidas pessoais e se capitalizar, porque o objetivo dele era fugir de João Pessoa. O destino do investigado era a cidade de São Paulo, a viagem estava marcada para o sábado (21), mas conseguimos encontrar a casa dele e prendê-lo”, informou o delegado Lucas Sá.

Na casa do empresário, que fica no Bairro de Manaíra, os policiais encontraram notas de concertos de joias de várias vítimas e um par de alianças deixado na loja dele para soldar. A polícia também recebeu denúncias de que o investigado entregou algumas joias com peso e material inferior ao contratado pelos clientes. Durante o depoimento, ele confirmou ter lesado 20 pessoas. João Batista foi encaminhado para a carceragem da Central de Polícia, no Bairro do Geisel, para ser apresentado ao juiz da custódia.