Botafogo-PB outra vez na fase de grupos da Copa Nordeste

publicado: 10/04/2018 00h05, última modificação: 11/04/2018 10h26
Vitória.jpg

Belo conquistou o bicampeonato no Almeidão ao vencer o Campinense por 2 a 0 com gols de Nando e Lula - Foto: Josemar Gonçalves

tags: copa nordeste , botafogo paraibano

O Botafogo da Paraíba está confirmado na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2018, um dos objetivos do clube para este primeiro semestre. A conquista da vaga para a participação na competição regional, pela décima quarta vez, veio com a realização de um outro grande objetivo, o título do Campeonato Paraibano. Apesar da festa, o título está sob suspeita. Com a Operação Cartola, desencadeada nessa segunda-feira (9) pela Polícia Civil, em conjunto com o Ministério Público, o clube e seus dirigentes são alvos de investigação por suposto envolvimento em esquema de manipulação de resultados.

O Belo ergueu a taça no último domingo (8), após vencer o Campinense por 2 a 0, em partida disputada no Estádio Almeidão. Ao ser campeão, o Botafogo ganhou também uma premiação de R$ 90 mil, pago pela Caixa Econômica Federal, patrocinadora do campeonato.

Ao todo, o Botafogo conseguiu terminar com o maior número de vitórias, 10 em um total de 16 jogos. O Belo só perdeu para o Sousa e para o próprio Campinense, ambas as partidas pelo placar mínimo de 1 a 0. O time da Maravilha do Contorno teve também o melhor ataque da competição, marcando 35 gols, e de quebra ainda teve o artilheiro do campeonato, o atacante Nando, que fez 10 gols. Na grande final de domingo, ele voltou a ser decisivo e marcou o gol que deu início a vitória contra a Raposa. Ao final da partida, o artilheiro não escondia a sua alegria com a sua performance e o título conquistado.

“Eu dedico este gol de hoje e a conquista deste título, a minha filha e a minha esposa, que foram muito importantes para o meu desempenho. Eu vim para esta decisão muito confiante no título. Deus me iluminou e me deu este gol. Eu tenho muito o que comemorar com a conquista do Botafogo e também por ter tido a sorte de poder ter ajudado muito o clube neste título. Agora é dar continuidade ao trabalho e tentar conseguir outros objetivos do clube”, afirmou o atacante.

Outro atleta que comemorou bastante o título foi o zagueiro Lula, que marcou de cabeça o gol que definiu o placar. Além das boas atuações na zaga, o atleta também foi muito importante nas jogadas de bola parada e nos cruzamentos pelo alto nas zagas adversárias, marcando seus golzinhos.

“Isto tudo é fruto de um trabalho muito forte de todo o grupo. Foi muito esforço, com jogo em cima de jogo. Superamos tudo e todos. O Botafogo provou que tem uma grande equipe, e que tem tudo para fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro da Série C. Eu estou vivendo um momento único na minha carreira”, disse o zagueiro.

Para o técnico do Botafogo, Leston Junior, o sabor da conquista foi muito especial para ele, porque sempre foi tratado com muito carinho e respeito, desde do dia que chegou a João Pessoa. Mas, fez questão de afirmar que as conquistas ou as derrotas são frutos de todo um trabalho, desde o porteiro até a presidência de um clube.

“O futebol é feito de vários fatores. É uma soma de esforços, não apenas dos jogadores e dos treinadores. Nós temos que parabenizar todos do clube, porque a diretoria e alguns funcionários fizeram de tudo também para esta conquista. O trabalho começou lá trás, desde o dia 1 de outubro, quando fui contratado, iniciando por um planejamento dentro de nossa realidade, e formando um elenco desprovido de vaidades, com um excelente potencial. Nós começamos do zero montando um time inteiro, e sabíamos que teríamos muita dificuldade por causa disto, mas atingimos todos os objetivos traçados para esta primeira parte do semestre”, acrescentou.

Fazendo uma análise dos seus primeiros meses de trabalho, Leston Junior disse que tudo foi conquistado. “Nós dividimos o semestre em dois. Nesta primeira parte, nós conseguimos o título paraibano, que mantém a hegemonia do Botafogo no Estado e dá o direito de participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Conseguimos passar da primeira fase da Copa do Brasil, depois caímos diante de uma equipe com um potencial desproporcional, que é o Atlético Mineiro, que tem uma folha salarial de 10 milhões de reais. Na Copa do Nordeste, chegamos a segunda fase, coisa que há muito tempo não acontecia. Agora, entraremos na segunda parte do nosso planejamento, que é a continuidade da Copa do Nordeste e a participação no Brasileiro da Série C. O mais importante é saber que o Botafogo tem hoje uma equipe preparada para conquistas”, concluiu o treinador.

Após um dia de muita comemoração, a partir de hoje, o Botafogo já começa a pensar no Campeonato Brasileiro da Série C. A estreia na competição será domingo, dia 15, contra o Salgueiro, no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro-PE. No fim de semana seguinte, o Belo vai encarar o campeão pernambucano, Naútico, desta vez, ao lado da torcida, no Almeidão. A estreia na segunda fase da Copa do Nordeste, contra o Bahia, só deverá acontecer na primeira semana de maio. (Colaborou Ivo Marques)