Notícias

Acorde: Fundac realiza terceira eliminatória do Festival Socioeducativo da Canção

publicado: 21/09/2021 08h53, última modificação: 21/09/2021 08h53
fundac.jpeg

tags: acorde , fundac , terceira eliminatória , festival socioeducativo da educação

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente "Alice de Almeida" (Fundac) realizou a terceira eliminatória do Festival Socioeducativo da Canção - Acorde, na sexta-feira (17), no Centro Educacional do Jovem. O evento contou com a apresentação de cinco músicas, sendo quatro autorais e uma já conhecida da mídia. O primeiro lugar ficou para a composição intitulada: "E Aí Menor?", o segundo lugar ficou com a música: "Ter Você Aqui", o terceiro lugar com: “Liberdade”, e o quarto lugar ficaram empatadas: “Liberdade” e “Como Zaqueu”.

O Festival é uma ação da Diretoria Técnica da Fundac, por meio do setor de Esporte, Cultura e Lazer, que busca incentivar a produção e a composição musical entre os adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas no Estado.

De acordo com Nilton Santos, coordenador de Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, as composições e apresentações dos socioeducandos foram avaliadas por um júri composto por Lúcio Cesár (músico e cineasta), Rayssa Katrinny (pedagoga) e Mônica (pedagoga). "Foi, mais uma vez, uma experiência riquíssima. A música, como elemento de ressocialização, tem um poder e um alcance que é até difícil de mensurar em palavras. Ver os adolescentes cantando e contando suas histórias nos faz perceber e entender suas historias de vida e suas emoções. Estou feliz com o resultado e esperando a etapa final com todos os selecionados das outras unidades", comentou Nilton. 

Para Rayssa Katrinny, pedagoga do Serviço Pós-Medida da Fundac, ser júri no Acorde foi uma experiência sensacional. "Pude ver o talento dos socioeducandos, por meio de letras fantásticas (uma delas, feita 5 minutos antes da apresentação), além das expressões músico-corporais, que os faziam transpirar música pelos poros. Simplesmente apaixonante e Inesquecível, se pudesse daria 10 para todos", disse.

Rayssa destacou ainda que a ação é de grande importância para que os jovens possam expressar seus sentimentos e anseios, fazendo-os refletir muitas vezes na vida pós-medida, a temática mais abordada nas canções, bem como a valorização de suas artes e de suas subjetividades. "Outra consequência importantíssima é a visibilidade de talentos por pessoas e instituições importantes na área", acrescentou.

O músico e cineasta Lúcio Cesár não conhecia o Acorde e agradeceu à Fundac por lhe apresentar esse lado da socioeducação. "Fiquei muito surpreso com o que vi: organização, músicas, letras e jovens talentosos que colocam nas letras das músicas um pouco do seu universo. O Acorde leva aos socioeducandos a arte que liberta, ensina e mostra outro caminho e possibilidades", ressaltou.

A terceira eliminatória do Acorde contou ainda com a presença da diretora técnica da Fundac, Luciana Gomes, da direção da Unidade, Wendow Lacerda e Débora Raquel, de representantes da Ditec, da coordenação técnica do CEJ e da Escola.