Bombeiros reforçam combate ao Aedes aegypti em Campina Grande

publicado: 23/12/2015 14h37, última modificação: 23/12/2015 14h37
23.12.15 bombeiros_combate_aedesaegyptitextocamilaalve (2).jpg

Mosquito é responsável por transmitir a dengue, o zika vírus e a chikungunya - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: corpo de bombeiros , dengue , zika , microcefalia , aedes aegypti

O combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, o zika vírus e a chikungunya, será reforçado em Campina Grande. Além dos agentes de saúde, policiais militares e bombeiros militares participarão dos mutirões para eliminar os focos do mosquito, a partir da próxima semana.

De acordo com a comandante do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (2º CRBM), tenente coronel Jousilene de Sales, serão disponibilizados 50 bombeiros oriundos de Campina Grande e Guarabira. Eles estarão nas ruas para ajudar no combate ao mosquito nas residências e assim apoiar a ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo ela, já foi acordado com a SES um treinamento teórico sobre como eliminar os focos do Aedes, que será ministrado às 8h, nesta terça-feira (29), no Auditório do Hospital de Emergência e Trauma. “A partir das 14h todos já estarão prontos para ir às ruas. O ponto de encontro da força tarefa será no quartel do 2º Batalhão de Bombeiro Militar, no bairro São José, em Campina Grande. O primeiro destino é o bairro do José Pinheiro, de onde as equipes serão distribuídas”.

Durante as abordagens, serão entregues panfletos educativos sobre o assunto à população. O objetivo é disseminar os cuidados que as pessoas devem ter para evitar a proliferação do Aedes aegypti, bem como combater o mosquito, os ovos e as larvas.