Notícias

Na capital, foram 202,2 milímetros de chuva no final de semana; 71 quedas de raios foram registradas na Paraíba

Chuva na grande JP: raios e trovões assustam população

publicado: 24/05/2022 09h02, última modificação: 24/05/2022 09h03
20200515-Chuvas_pandemia-MarcusAntonius (15).jpg

Foto: Marcus Antonius/Arquivo A União

por José Alves*

Chuvas fortes, raios e trovões assustaram a população da Grande João Pessoa na noite de domingo e na madrugada de ontem. A capital registrou no período 202,2 milímetros (mm) de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta do nível laranja que vale até a manhã de hoje, indicando perigo devido às chuvas para todo o Litoral paraibano. Na Paraíba, foram 71 quedas de raios registradas entre o domingo e o meio-dia de ontem, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

As descargas elétricas provocaram pane em mais de 15 semáforos, principalmente nas Avenidas Epitácio Pessoa e Beira-Rio, deixando o trânsito com longos engarrafamentos.

A queda de um raio, na madrugada de ontem, causou prejuízos e provocou a queima de diversos equipamentos elétricos na Policlínica Municipal de Jaguaribe, em João Pessoa. O atendimento na unidade ficou comprometido durante a manhã, retornando parcialmente no período da tarde. A Defesa Civil registrou ainda a queda de duas árvores, uma em Mandacaru e outra em Cruz das Armas. Também ocorreram queda de galhos de árvores em praças públicas.

De acordo com informações da meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, João Pessoa registrou neste final de semana, ou seja de sexta-feira até ontem, 202,2 mm de chuva, o que colocou a capital como a segunda cidade que mais recebeu chuva na Paraíba. Este ano, o município com maior índice pluviométrico, até ontem, foi Cajazeiras que já acumulou 1.178,8mm. João Pessoa somou 1.154,7mm.

Sobre as chuvas deste final de semana, Marle explicou que “elas aconteceram em razão de um aglomerado de nuvens que se deslocaram do Oceano Atlântico em direção à costa leste da Paraíba e trouxe pancadas mais fortes de chuva”, disse a meteorologista, complementando que esse é um fenômeno comum no estado nesta época do ano.

Para os próximos dias a previsão é de mais chuvas no Litoral e nas demais regiões da Paraíba. Segundo Marle Bandeira, a expectativa é de mais chuvas para esta semana principalmente no Litoral. Ela explicou que a média para o mês de maio é de 280 mm de chuvas, porém, nos primeiros 23 dias deste mês a capital já atingiu a meta de chuva prevista para todo o mês de maio. “Essas chuvas estão dentro da normalidade uma vez que João Pessoa está em pleno período chuvoso que se inicia em abril e se estenderá até julho”, afirmou.

A meteorologista disse ainda, que temos áreas de instabilidade próximas ao Litoral nordestino. Com isso, são esperadas chuvas de intensidade fraca a moderadas nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral. Nas demais regiões deverão ser registradas chuvas localizadas, especialmente entre os períodos da tarde e noite”, previu Marle.

Temperatura

Entre a manhã de domingo e ontem a máxima foi registrada em Cabaceiras, 30,9 ºC. Já Monteiro teve a mínima deste período, 17,1 ºC. 

Semáforos em pane “enlouquecem” o trânsito

Sobre os 15 semáforos que ficaram fora de ‘órbita’ na manhã de ontem, a explicação foi que descargas eletromagnéticas afetaram boa parte da rede. Até as 13h de ontem nem todos os semáforos haviam voltado à normalidade. As equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) permaneceram em alerta, monitorando as 100 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade a fim de orientar os condutores.

As equipes de técnicos de manutenção da Semob realizaram 20 atendimentos, priorizando os locais com maior demanda de tráfego, a nos principais corredores a exemplo das Avenidas Epitácio Pessoa, Beira Rio, Pedro II e principal dos Bancários. Em todos os trechos em que ocorreram problemas nos semáforos, agentes de mobilidade urbana controlaram o trânsito enquanto outro grupo fazia a manutenção nos equipamentos, permanecendo no local até que os aparelhos voltassem a funcionar.

A recomendação era que os condutores de veículos transitassem com a máxima atenção e velocidade moderada, para reduzir o risco de acidentes. A expectativa era que no período da tarde, todos os semáforos voltassem à normalidade. No sentido de conter os problemas dos semáforos com mais rapidez, a Semob-JP disponibilizou os números 118 e (83) 9 8760-2134 (WhatsApp) para a população informar ocorrências de trânsito na capital.

Defesa Civil

Mesmo com as fortes chuvas registradas em João Pessoa desde a noite do domingo a Defesa Civil não recebeu nenhuma chamada de emergência, ou urgência, mas continuou em estado de alerta para qualquer ocorrência. A maioria das ligações para a Defesa Civil ontem foi de registro de alagamentos e trânsito lento em diversos pontos da cidade.

Em razão das fortes chuvas a Defesa Civil dá as seguintes orientações: fique em casa e saia apenas em casos de necessidade; redobre a atenção no trânsito, mantenha distância entre os veículos e não exceda a velocidade para evitar acidentes nas vias alagadas; evite se abrigar embaixo de árvores para não ser atingido por raios; ao perceber sinais de processo erosivo em barreiras, inclinação de postes ou árvores, mantenha distância e em caso de necessidade, acione Defesa Civil através dos telefones 0800-285-9020 e 98831-6885, que funcionam 24 horas, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 24 de maio de 2022