Notícias

Cidade Madura servirá de modelo para o Rio de Janeiro

publicado: 10/12/2017 18h25, última modificação: 10/12/2017 18h25
10-12-2017-F-madura.jpg

O Cidade Madura está presente em João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Guarabira. Em fase de conclusão na cidade de Sousa - Foto: Luciana Bessa

tags: cidade madura , cida ramos , emília correia lima , sedh , cehap , rio de janeiro , joão pessoa , sousa , guarabira , campina grande , cajazeiras


Experiência pioneira do governo paraibano, o condomínio horizontal Cidade Madura deverá servir de modelo para o estado do Rio de Janeiro. Na última quarta-feira (6), a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Cida Ramos, e a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia de Lima, receberam a assessora da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Estado do Rio de Janeiro, Marta Pessoa, que veio à Paraíba conhecer a concepção e funcionamento da ideia paraibana.

A gerente da Assistência Social da Sedh, Patrícia Larrissa, e a técnica de referência, Gidenise Oliveira, apresentaram o programa, explicando a razão de ter sido implantado, o processo de seleção dos idosos (cadastro, entrevistas e seleção) e funcionamento do Cidade Madura nos quatro municípios onde está presente: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Guarabira. O quinto, em fase de conclusão na cidade de Sousa, será entregue nos próximos meses.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, falou das políticas públicas para idosos desenvolvidas pelo governo do estado, através da Sedh. “O trabalho dos 22 Centros Sociais Urbanos (CSU), em funcionamento no estado, onde os idosos podem desenvolver atividades culturais, artesanato, dança, oficina da memória, hidroginástica, entre outras. O Projeto Acolher, que beneficia os idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência (ILPs), mediante o repasse de recursos por meio de editais e mediante projetos apresentados. E o Cidade Madura, que beneficia idosos que possuem autonomia”.

A presidente da Cehap, Emília Correia Lima, lembrou que o Cidade Madura surgiu da preocupação do governo estadual com situações vivenciadas por idosos. “O condomínio foi desenvolvido pensando na importância de que os idosos tenham uma convivência entre si, recebam seus familiares e a garantia de que vivam bem”, disse Emília Correia.

A assessora da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Estado do Rio de Janeiro, Marta Pessoa, elogiou a iniciativa do governo paraibano e afirmou que o objetivo de conhecer o projeto é de efetivamente levar informações sobre o Condomínio Cidade Madura, que já conhecia através da imprensa. “Temos um número cada vez maior de idosos, não apenas no Rio de Janeiro, e precisamos pensar políticas públicas para essa parcela da população, inclusive na questão da moradia. Para isso buscamos experiências como o Cidade Madura, que é pioneira e positiva”.