Notícias

Conselheiros do Orçamento Democrático visitam obras de mobilidade urbana na capital

publicado: 05/02/2021 08h37, última modificação: 05/02/2021 08h37
c8da38d9-6b64-493c-9335-7e5ae54dc752.jpeg

Foto: Luiz Vieira

tags: orçamento democrático , OBRAS , MOBILIDADE URBANA

Conselheiros do Orçamento Democrático Estadual da 1ª Região, juntamente com o secretário executivo Célio Alves e o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ivan Braga, visitaram, na manhã desta quinta-feira (4), as obras de mobilidade urbana que ligam os bairros Cidade Universitária e Portal do Sol, na capital. 

A ação faz parte da programação da Secretaria Executiva do ODE, que inicia esta semana uma série de visitação às obras do governo, nas 14 Regiões Geoadministrativas, em todo o estado.

O secretário executivo Célio Alves falou da importância da obra para a cidade e da participação do Orçamento Democrático. “Essa obra se constitui numa intervenção muito relevante por parte do Governo do Estado, por meio do DER, e por demanda priorizada pelo Orçamento Democrático, porque se insere na solução da problemática da mobilidade urbana que é um grande desafio hoje das grandes cidades. João Pessoa não passa distante disso, pelo contrário, nós temos a cada dia novas realidades que exigem do poder público uma atenção para garantir o tráfego e otimizar o tempo das pessoas, e essa via aqui se presta exatamente a isso, assim como outras que estão sendo executadas pelo governo, com essa mesma finalidade. Com certeza quem ganha é a cidade de João Pessoa, sobretudo, os cidadãos e às cidadãs”, disse Célio Alves.

Para o conselheiro Joca Palmeira, a obra não só beneficia o tráfego de carros, mas também melhora o deslocamento das pessoas. “Nós vimos aqui que a obra está muito bem executada, com o asfaltamento da via, e com aparato devido de proteção e segurança para o deslocamento, também, das pessoas. Nós, conselheiros do Orçamento Democrático, nos sentimos felizes em fazer parte deste progresso e estamos de mãos dadas, sociedade civil e governo, por uma qualidade de vida melhor para a nossa gente”, comentou o conselheiro.

Já o conselheiro Luiz Almeida parabenizou a iniciativa do governo. “Nós conselheiros parabenizamos ao governo pela iniciativa em realizar mais essa obra de mobilidade urbana que vem beneficiar toda a população de João Pessoa. É uma realização do apelo da população”, disse.

Outro conselheiro que acompanhou a equipe de governo, Nildo Andrade, falou da importância da participação popular. “Acho de fundamental importância a participação não só do conselheiro, mas de toda a população. Essa é uma obra de mobilidade e a cidade precisa sempre de desenvolvimento e de alternativas para a própria melhoria. Estamos aqui verificando e constatando que essa é uma grande obra e nós, conselheiros, estamos felizes em ver o trabalho acontecendo. Estaremos sempre cobrando e sugerindo para que a cidade e o estado tenham dias melhores”, comentou o conselheiro.

O engenheiro do DER, Ivan Braga, informou sobre os investimentos e conclusão da via. “Para esta obra aqui, os investimentos finais somam mais de R$ 4,5 milhões. São mil metros de asfalto já concluídos, restando apenas a implantação da iluminação pública para a sua posterior inauguração”, informou.

As obras de implantação e pavimentação asfáltica de novas ligações urbanas de João Pessoa contemplarão também os bairros de Mangabeira, Valentina de Figueiredo, Geisel, Colinas do Sul, além das já citadas aqui, Cidade Universitária e Portal do Sol. Os investimentos totais são de quase R$ 10 milhões.